Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Meio milhão de palestinianos regressam ao norte de Gaza

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 29 Janeiro de 2025 | 15h35
Mapa da Faixa de Gaza
Mapa da Faixa de Gaza
Divulgaçao

Gaza - As autoridades palestinianas, controladas pelo Hamas, elevaram hoje para 500 mil o número de palestinianos deslocados que regressaram ao norte da Faixa de Gaza desde segunda-feira, 72 horas depois de Israel ter desbloqueado o acesso de Netzarim, segundo  o Notícias ao Minuto.

"Mais de meio milhão de pessoas deslocadas do nosso grande povo palestiniano regressaram nas últimas 72 horas das províncias do sul e centro para as províncias do norte e Gaza, através das estradas de Rashid e Salah al Din", avançaram as autoridades em comunicado.

O regresso dos palestinianos, a maioria dos quais percorre a pé o corredor Netzarim, que atravessa a Faixa no seu centro, acontece após "470 dias de deslocação forçada, desde o início da guerra genocida cometida pelo exército de ocupação na Faixa de Gaza", acrescentaram.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estimava, na terça-feira à noite, que 376.000 habitantes de Gaza já tinham chegado ao norte sitiado da Faixa, que inclui a Cidade de Gaza e as cidades de Yabalia, Beit Lahia e Beit Hanoun (conhecida como a província do Norte).

Esta foi uma das áreas mais afectadas pelo exército israelita, tanto no início como nos últimos meses antes da entrada em vigor do cessar-fogo, a 19 de Janeiro.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram as zonas para onde se dirigem milhares de deslocados, completamente destruídas e, segundo o OCHA, as avaliações no campo revelam níveis muito elevados de destruição de infra-estruturas de água e saneamento, particularmente no norte de Gaza".

"Há uma necessidade crítica de intensificar os esforços de reabilitação e reparação para satisfazer as necessidades humanas básicas", afirmou a agência da ONU no seu último relatório.

Israel justificou os seus ataques nesta zona argumentando que as milícias palestinianas estavam a reagrupar-se.

Muitas das pessoas deslocadas que chegam ao norte começaram a montar tendas de campanha perto das suas casas destruídas, dizem hoje os jornais locais.

O regresso dos palestinianos ao norte da Faixa de Gaza tornou-se possível na sequência de um cessar-fogo entre as partes, alcançado com a ajuda do Qatar, do Egipto e dos Estados Unidos e que implica a troca de reféns israelitas por presos palestinianos.

No entanto, foi a libertação de um refém civil israelita que aliviou a primeira grande crise do cessar-fogo, já que Israel considerou que o Hamas estava a violar o acordo ao entregar militares antes de civis.

O governo do Hamas avisou na segunda-feira que a população do norte precisa "imediata e urgentemente" de 135 mil tendas, dada a devastação na área, para onde se dirigem dezenas de milhares de pessoas deslocadas pela guerra.

O apelo foi dirigido à comunidade e às organizações internacionais, à ONU e aos países árabes, tendo sido pedidos que facilitem o acesso da população aos bens básicos.

A guerra começou a 07 de Outubro de 2023, quando o Hamas atacou território israelita causando mortes a cerca de 1.200 pessoas, na maioria das quais civis, e fazendo 250 reféns.

Israel retaliou com todas as suas forças, prometendo erradicar o Hamas e obrigando 90% dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza a deslocar-se, muitos deles várias vezes, até ficarem restringidos a acampamentos, quase sem acesso a bens de primeira necessidade, como água potável e cuidados de saúde. MOY/AM

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Zaire denuncia exercício ilegal de actividade religiosa

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 11h54

FRESMART inaugura loja no Bairro do Maculusso   

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 11h43

Angola acolhe "Cores da Paz"

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 11h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+