Luanda - Angola participará no 19.º Campeonato Africano de ginástica rítmica, a disputar-se de dois a quatro de Maio próximo, no Cairo, Egipto, com três das principais ginastas do país.
A tripla é composta pela campeã em título, Luana Gomes, em 2024, no Rwanda, bem como por Aysha Morgado e Elizabeth Mangundo, que asseguraram o bronze, por equipas, no africano de 2023, em Moka, Ilhas Maurícias.
A informação foi prestada sexta-feira, à ANGOP, em Luanda, pelo vice-presidente da Federação Angolana de Ginástica, João Gabriel, durante uma grande entrevista sobre o estado da modalidade, a ser divulgada nos próximos dias.
Angola participará pela 8.ª vez num evento da especialidade, sendo que o ponto mais alto foi a medalha de ouro conquistada na edição de 2024, disputada em Kigali, Rwanda.
No historial de participações, o combinado nacional tem habitualmente figurado no pódio. Por exemplo, na edição realizada em Pretória (África do Sul), em 2012, ficou em primeiro lugar em sénior.
Assim, Angola ocupa a 3.ª posição do ranking africano de ginástica rítmica, com quatro medalhas de ouro, cinco de prata e 14 de bronze (23 no total).
A lista é liderada pelo Egipto com 94 de ouro, 63 de prata e 25 de bronze (182 no total). Segue-se a África do Sul, com 35 de ouro, 40 de prata e 47 de bronze (122 no total), enquanto Marrocos ocupa a 9.ª e última posição com apenas duas medalhas de bronze.
Este 19.º Campeonato Africano é qualificativo ao Campeonato do Mundo, a decorrer de 20 a 24 de Agosto próximo, no Brasil.
No entanto, Angola já tem uma atleta qualificada antecipadamente para o mundial do Brasil, Luana Gomes, campeã africana em título. JAD/MC