Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo nigeriano forma painel para avaliar impacto de tarifas dos EUA

    Angop logo
     África           
  •  • Sábado, 12 Abril de 2025 | 14h55
Cidade de Abuja
Cidade de Abuja
DR

Abuja - O Governo Federal criou um subcomité para avaliar o impacto directo e indirecto das recentes tarifas comerciais anunciadas pelos Estados Unidos na economia da Nigéria, refere o diário Punch.

De acordo com uma declaração divulgada na sexta-feira pelo director de Informação e Relações Públicas do Ministério Federal das Finanças, Mohammed Manga, a equipa de Gestão Económica, presidida pelo ministro das Finanças e ministro Coordenador da Economia, Wale Edun, convocou uma reunião no início desta semana para avaliar as implicações fiscais e económicas das medidas tarifárias dos EUA.

A reunião, de acordo com Manga, contou com a presença de importantes ministérios e agências envolvidas na gestão económica e coordenação de políticas.

Segundo uma declaração “embora o petróleo bruto — a principal exportação da Nigéria — não tenha sido directamente visado,observou-se a queda concomitante no preço internacional do petróleo”.

Para garantir uma abordagem baseada em evidências para a formulação de políticas, resolveu-se estabelecer um subcomité especificamente encarregado de conduzir uma ampla revisão das consequências económicas resultantes dessas medidas tarifárias, juntamente com as flutuações globais nos preços das commodities.

O subcomité recém-inaugurado é composto por representantes do Ministério Federal das Finanças, do Ministério do Orçamento e Planejamento Econômico — incluindo o Escritório de Orçamento da Federação — e do Banco Central da Nigéria.

Embora as tarifas anunciadas pelo governo dos EUA não tenham como alvo específico o petróleo bruto, a principal exportação da Nigéria, preocupações surgiram devido aos impactos indirectos nos preços do petróleo e no sentimento geral do mercado.

Os recentes desenvolvimentos económicos globais, em particular a introdução de tarifas pelo governo dos Estados Unidos, desencadearam uma queda significativa nos preços globais do petróleo, que caíram abaixo do equilíbrio fiscal da Nigéria, de aproximadamente US$ 60 por barril.

Analistas alertam que a queda prolongada dos preços do petróleo pode levar a conta corrente da Nigéria a um déficit e enfraquecer a naira.

A medida proativa do Governo Federal por meio deste subcomité indica uma conscientização da gravidade das mudanças econômicas globais e reflete esforços para garantir que as respostas políticas sejam oportunas e bem informadas. ADR

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Diplomata angolano despede-se do Presidente zimbabweano

 Segunda, 14 Abril de 2025 | 23h42

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+