Bruxelas - O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, viajou quarta-feira a Bruxelas, na Bélgica, para participar da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), após a declaração do presidente Donald Trump sobre tarifas aduaneiras, informou a AFP.
As potências europeias pretendem negociar os limites para o enriquecimento de urânio do Irão até ao verão, antes do prazo de 2025, quando as sanções da ONU deverão expirar.
Os países ocidentais consideram que o programa nuclear equivale a um esforço disfarçado para desenvolver uma bomba atómica. O Irão nega ter armas nucleares como objectivo.
Fontes diplomáticas indicaram que a França, o Reino Unido e a Alemanha prevêm discutir o assunto com o secretário de Estado dos EUA na reunião ministerial da OTAN esta semana.
O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Noël Barrot, alertou na quarta-feira que se as potências mundiais não chegarem rapidamente a um novo acordo com o Irão sobre o programa nuclear, então um confronto militar parece “inevitável”. CV