Huambo - O pastor António Bambi, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, valorizou a cultura e o recurso linguístico ovimbundo na obra “As Máximas Africanas, Seus Valores Pedagógicos e Morais”, apresentada, esta quarta-feira, na cidade do Huambo.
Editada em 2022, a obra foi autografada na presença dos membros do Governo, religiosos, académicos e autoridades tradicionais, âmbito das festividades do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, que se assinala a 4 de Abril.
O livro tem uma composição de 411 máximas de origem ovimbundo, escrito para ser uma panaceia decisiva no melhoramento da psicologia de conduta dos jovens e, ao mesmo tempo, o activo para o resgate dos valores morais.
O autor da pesquisa, pastor António Bambi, explicou que as máximas foram escritas na língua nacional umbundo e traduzidas para o português, para expor a visão filosófica e teológico dos povos africanos.
Disse que a obra, com 500 exemplares, distribuídos em Angola, Portugal e Brasil, expressam o pensamento bantu e coincidem com vários povos africanos em termos de valores e conhecimentos.
Exemplificou que estes ditados podem ser encontrados no Ruanda, Gabão e outros países do continente “berço da humanidade”, cujo conhecimento realça a conduta e o estilo de vida dos distintos povos que sugerem uma opção positiva social nas comunidades.
Convidou os jovens a investigar e a ler os valores culturais da população ovimbundu, para a preservação da identidade e os recursos linguísticos locais.
A professora da Língua Umbundo no Instituto das Ciências Religiosas de Angola (ICRA) no Huambo, Engrácia Matuquisa, considerou a obra um manancial de informação e formação, por conter a tradução pedagógica dos adágios, que reflectem as etapas da personalização das mulheres e homens da cultura destes povos.
Por sua vez, o chefe do departamento de Hotelaria e Turismo na província do Huambo, Anilson Ernesto, disse que esta obra representa um contributo na cultura nacional.
O autor e pastor António Bambi colecciona três obras, nomeadamente, "As Máximas Africanas, Seus Valores Pedagógicos e Morais”, “Cuidemos Delas! A Favor da Criança e Ecologia” e “ Há uma Mão Poderosa Invisível por detrás dos Acontecimentos”. LT/ALH