Dondo – Com previsão de gerar mil postos de trabalho, o perímetro Irrigado do Mucoso, no município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, foi reactivado, nesta quarta-feira, em cerimónia presidida pelo ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos.
Paralisado durante 15 anos, o Mucoso passou para a gestão da empresa chinesa China Zong Thai Senda, em 2024, e prevê gerar mais de mil postos de trabalho, sobretudo para jovens residentes na circunscrição.
A empresa está a investir cerca de 30 milhões de dólares norte-americano, para a sua reabilitação e exploração durante 20 anos.
O empreendimento agrícola que conta com uma extensão de cerca de 500 hectares, vai se dedicar à produção de frutícolas, hortícolas, cereais e criação de gado.
Participaram na cerimónia directores nacionais da agricultura, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, responsáveis provinciais e autoridades tradicionais.
A cerimónia contou com visita ao perímetro e a estação de captação e tratamento de água potável e momento cultural com dança e teatro
O perímetro irrigado do Mucoso foi reabilitado pela primeira vez em 2012, após mais de 20 anos de inactividade, e voltou a paralisar as actividades três anos depois, devido a falência da empresa SOPIR, a anterior gestora.
Localizado a cerca de sete quilómetros da sede municipal de Cambambe, o Perímetro Irrigado do Mucoso tem um vasto potencial agrícola e clima favorável para produção, em grande escala e ao longo de todo o ano, de hortícolas, frutas ( banana, manga, limão, laranja e tangerina), cana de açúcar e criação de gado. IMA/YD