Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Guiné-Bissau concede licença para operador de internet por satélite Starlink

    Angop logo
     África           
  • Luanda • Quinta, 10 Abril de 2025 | 09h57
Mapa da Guine-Bissau
Mapa da Guine-Bissau
Divulgação

Bissau - A Guiné-Bissau concedeu licença para a operadora de serviços de internet por satélite Starlink, de Elon Musk, anunciou o presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora das Telecomunicações (ARN), Bamba Koté, citado pela Lusa.

De acordo com este responsável guineense, a Starlink "já tem luz verde" para iniciar as suas operações na Guiné-Bissau como já faz em Cabo Verde, no Ghana e na Nigéria.

O presidente do Conselho de Administração da ARN falava quarta-feira à margem da abertura da 22.ª Assembleia-Geral dos Reguladores das Telecomunicações da África Ocidental, que decorre em Bissau, até quinta-feira.

Fonte da ARN disse à Lusa que a operadora gerida pela SpaceX, empresa de Elon Musk, bilionário sul-africano e conselheiro do Presidente norte-americano, Donald Trump, recebeu, em Dezembro, uma licença provisória e apenas aguarda pela conclusão de procedimentos burocráticos para "operar em pleno" na Guiné-Bissau.

"Já podem começar a operar, conforme disse o presidente da ARN", disse a mesma fonte.

Actualmente, a internet chega ao mercado guineense através das operadoras Orange, uma empresa senegalesa, subsidiária da companhia francesa com o mesmo nome, e a Telecel, que recentemente adquiriu a sul-africana MTN, cujo sinal de internet vem da Guiné-Conakry.

As duas operadoras fornecem internet ao mercado guineense por via de cabos de fibra óptica a partir de Dakar e Conakry, respectivamente, e também através de feixes hertzianos, serviços que apresentam regularmente quebras do sinal. CV



Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Governadora reafirma aposta no desporto escolar

 Segunda, 21 Abril de 2025 | 16h46

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+