Huambo- Os estudantes do Instituto Superior Politécnico Lusíada do Huambo iniciaram, esta segunda-feira, abordar o aprofundamento das investigações sobre a criminalidade digital, no âmbito da “Semana Academica”, com a duração de cinco dias.
Em declarações à ANGOP, a coordenadora do curso de Informática da instituição universitária, Lanadiana Monsanto, informou que a Semana Académica junta estudantes e professores, numa iniciativa que visa a consolidação das temáticas pedagógicas da instituição de ensino superior privado.
Disse que a abordagem da criminalidade digital surge para preparar os estudantes sobre os novos desafios relacionados aos crimes cibernéticos, numa altura em que se verifica o emprego das novas tecnologias de informação e comunicação no país.
Explicou que, para além dos assuntos tratados na sala de aula, os estudantes terão a oportunidade de partilhar os projectos acadêmicos elaborados e aprofundar os valores pedagógicos, de forma a contribuírem no desenvolvimento social e económico, por via das pesquisas contextualizadas na província do Huambo.
A responsável deu a conhecer que durante o evento os participantes vão, igualmente, abordar sobre a Nova Lei Geral do Trabalho, que entra em vigor a 26 do corrente mês, bem como aspectos ligados à saúde mental, para que os estudantes estejam, cada vez mais, abalizados nestes programas.
Lembrou que os cálculos financeiro e a contabilidade são outros temas em discussão, para o reforço das capacidades de aprendizagens, através da monitorização dos professores, num evento que junta 865 estudantes e 70 professores.
Em funcionamento na província do Huambo, desde 2013, o Instituto o Instituto Superior Politécnico Lusíada do Huambo, com uma população estudantil estimada em 700 actualmente, conta com 75 docentes, entre doutores e mestres.
Em 10 anos de existência, formou mais de dois mil 500 licenciados em Contabilidade, Direito, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Informática e Psicologia. LT/JSV/ALH