Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Investimentos dos EUA no Corredor do Lobito terão continuidade

     Economia              
  • Benguela • Quinta, 23 Janeiro de 2025 | 16h28
Primeiro secretário da Embaixada americana em Angola, Anthony Eterno
Primeiro secretário da Embaixada americana em Angola, Anthony Eterno
Augusto Cordeiro

Lobito - Os Estados Unidos da América vão continuar a realizar investimentos para o desenvolvimento do Corredor do Lobito, independentemente da nova administração liderada pelo Presidente Donald Trump, soube a ANGOP, esta quinta-feira.

A garantia é do primeiro secretário da Embaixada norte-americana em Angola, Anthony Eterno, quando falava aos jornalistas, à margem de uma visita ao Porto do Lobito.

Donald Trump tomou posse como quadragésimo setimo presidente dos EUA no passado dia 20 de Janeiro.

Apesar de estar há poucos meses em Angola, Anthony Eterno disse que a perspectiva é reforçar as relações e trabalhar juntos para o benefício de ambos países.

"Na minha opinião, a relação entre os EUA e Angola é bastante sustentável, por isso não haverá mudanças entre a política da administração cessante e da actual", afirmou.

O diplomata disse ter ficado impressionado com as potencialidades do Porto do Lobito, desde as infra-estruturas, equipamento, segurança nacional e internacional, política interna, bem como a relação com os seus parceiros.

Os EUA já investiram no Corredor do Lobito mais de seiscentos milhões de dólares, direccionados a projectos de infra-estruturas agrícolas, reforma da linha férrea, aumento da velocidade dos comboios, dentre outras benfeiturias.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, considerou que a vinda do primeiro secretário ao Lobito é uma demonstração de que o governo americano continua empenhado na consolidação da relação estratégica com Angola.

"Está demonstrado que os projectos que estão em curso terão a sua continuidade e, pelo contrário, terão novo ritmo de desenvolvimento e crescimento", sublinhou.

Disse ainda que, no âmbito portuário, têm estado a trabalhar muito seriamente com a Guarda Costeira americana.

Aproveitou para anunciar que uma delegação da guarda costeira americana virá ao Lobito nos próximos dias, na perspectiva de continuar com o aconselhamento e a consultoria que vem fazendo, com o objectivo de trabalhar na melhoria do sistema de segurança operacional e portuária.

"Os Portos circunscrevem-se numa rede marítima internacional e o nosso é um deles, por isso, contar com o apoio de países desenvolvidos é sempre uma mais-valia", considerou o PCA.

O Porto do Lobito é uma das mais importantes infra-estruturas do Corredor do Lobito, a par do Caminho-de-erro de Benguela (CFB).

Foi construído em 1903, numa baía de águas profundas e calmas, banhando uma Restinga, considerada por peritos, como um quebra-mar natural.

As operações do Porto tiveram início em 1928, mas foi em 2012 que sofreu uma intervenção de grande envergadura para sua modernização, com infra-estruturas e equipamentos de ponta.

No dia 11 de Dezembro de 2023 passou para Porto Senhorio (Landlord Port), com a concessão do terminal polivalente (carga geral e contentorizada) à África Global Logistics (AGL), seguindo-se o mineraleiro a favor do Lobito Atlantic Railway (LAR).

O consórcio AGL está encarregue de manusear as mercadorias, tanto na importação quanto na exportação, com o suporte de navios, enquanto que a LAR responsabiliza-se pelo transporte de carga pesada a nível ferroviário. TC/CRB 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+