Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Corredor do Lobito vai transportar 10 mil toneladas de cobre

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 17 Agosto de 2023 | 19h43
Caminho de Ferro de Benguela (CFB), parte do Corredor do Lobito
Caminho de Ferro de Benguela (CFB), parte do Corredor do Lobito
ANGOP

Luanda – Dez mil toneladas de concentrado de cobre, exploradas pela empresa canadiana “Ivanhoe Mines”, serão transportadas no último trimestre de 2023, através do Corredor do Lobito (Benguela), o que vai reduzir o tempo de viagem na ligação ferroviária entre os países da África Austral.

Para o efeito, a Ivanhoe Mines, que explora as minas de cobre de Kamoa-Kakula, na República Democrática do Congo (RDC), assinou um memorando de entendimento com o consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR), que detém a gestão da linha ferroviária do Corredor do Lobito, para fazer o transporte desse minério.

A assinatura do memorando, anunciado quarta-feira última pelo co-presidente executivo da mineradora canadiana, Robert Friedland, sem precisar a data e o local da rubrica, é o primeiro acordo comercial celebrado pelo consórcio LAR, segundo uma nota de imprensa enviada esta quinta-feira à ANGOP.

De acordo com esse documento, o transporte de cobre através da linha férrea do Corredor do Lobito, que liga a RDC e o Porto do Lobito, num percurso de mil 739 quilómetros, constitui uma alternativa mais rápida que vai encurtar os dias de viagem de forma significativa.

A título de exemplo, uma viagem de ida e volta de Kamoa-Kakula até Durban (África do Sul) leva 50 dias, que serão reduzidos para apenas 20, com a utilização do Corredor do Lobito.

De acordo com a nota, actualmente, a Ivanhoe Mines envia o seu minério por via rodoviária para os portos de Durban, Walvis Bay (Namíbia), Beira (Moçambique) e Dar es Salam (Tanzânia).

A Ivanhoe Mines é uma mineradora canadiana focada na descoberta de cobre e na reconstrução e modernização da histórica mina de zinco, germânio e prata de Kipushi, na RDC, bem como na exploração de ródio-ouro, na África do Sul.

Enquanto isso, a concessão do Corredor do Lobito foi entregue ao consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR) e formalizada no dia 4 de Julho de 2023, numa cerimónia que contou com as presenças dos Presidentes de Angola, da RDC e da Zâmbia.

Constituído pelas empresas Trafigura (49,5%), Mota-Engil (49,5%) e Vecturis S.A (1%), o LAR venceu o concurso internacional no dia 4 de Novembro de 2022, para assegurar a gestão do Corredor do Lobito durante 30 anos.

Nesse sentido, a Lobito Atlantic Railway tem sob sua responsabilidade a transportação de cargas pesadas e a manutenção das infra-estruturas do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

Ao abrigo do contrato de concessão, o consórcio assumiu o compromisso de investir 455 milhões de euros em Angola e outros 100 milhões na RDC, para melhorar as infra-estruturas do Corredor do Lobito ao nível de capacidade e de segurança, bem como para comprar 35 locomotivas e mil 500 carruagens.

O Corredor Ferroviário do Lobito estende-se, em Angola, por quase mil 300 quilómetros, passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico. Para além disso, a infra-estrutura continua na República Democrática do Congo até Kolwezi, na Zâmbia, num percurso de 400 quilómetros.

O Corredor também está ligado à extensa rede ferroviária administrada pela Sociedade Ferroviária Nacional do Congo (SNCC). QCB/BA





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+