Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Carnaval proporciona oportunidades de negócios

    Angop logo
     Economia           
  •  • Domingo, 02 Março de 2025 | 01h41
Carnaval 2025 - Grupo Uniao Cassules do 54 Bairro do prenda
Carnaval 2025 - Grupo Uniao Cassules do 54 Bairro do prenda
Gaspar dos Santos- ANGOP

Luanda – A realização de mais uma edição do carnaval de Luanda tem estado a proporcionar oportunidade de negócio a vários cidadãos, na Nova Marginal e arredores, com destaque para a venda de produtos alimentares e refrigerantes, além de artigos ligados propriamente ao evento.

Boa parte dos empreendedores comercializa bens  consumíveis, peças de artesanato, adereços carnavalescos, entre outros, sendo esta, naturalmente, uma fase de negócios "abraçada" por vendedores ambulantes.

Agrupados em tendas e quiosques, no recinto oficial, os comerciantes procuram equilibrar os preços e satisfazer, ao máximo, os clientes, numa altura em que a demanda é considerável, embora seja ainda o primeiro dia, de três previstos, da maior festa cultural do país. 

Nem mesmo o facto de a cedência do espaço para o comércio obedecer a um pagamento de 30 mil kwanzas, por parte do vendedor, tem afectado o processo.

O recinto comercial não esteve ainda preenchido na totalidade no arranque do Entrudo, com o desfile da classe infantil, mas prevê-se maior adesão nos restantes dias, domingo e segunda-feira, em que se realizará os desfiles da classe A e de adultos, respectivamente. 

O empreendedorismo está em evidência na edição 2025 do Carnaval,  com o movimento entre vendas e lucros a estender-se pelo bairro (Praia do Bispo) adentro, em áreas já fora da jurisdição da organização do carnaval, onde, em meio a uma série de produtos, a bebida alcoólica prevalece entre as vendas. 

Em declarações à ANGOP, alguns comerciantes auguraram maiores rendimentos em relação à edição anterior, embora os preços não difiram muito aos praticados no ano transacto, em que se podia fazer uma refeição com valores a variar de cinco mil kwanzas acima.

Empreendedores há que se viram obrigados a "recrutar" pessoal para fazer face à demanda, como é o caso de José Canhanga, que está a comercializar bebidas e refeições.

Contou ter dado a oportunidade de emprego, temporário, a mais dois jovens, além dos quatro trabalhadores que tem, aos quais disse que pagará mais de cem mil kwanzas, cada, pelos três dias de serviço. 

Pela terceira vez a desenvolver o negócio nas proximidades do recinto carnavalesco, a vendedora  ambulante de biscoitos Locátia Inácia, cujos preços dos pacote variam entre 200 a 1000 kwanzas, mostrou-se optimista quanto ao rendimento, a julgar pelo movimento do primeiro dia.

Referiu que na edição de 2024 teve um lucro de mais de 50 mil kwanzas, o que ajudou, sobremaneira, nas contas do lar.

Domingas Damião, outra vendedora de bebidas e refeições, que pela primeira vez  vende no local, confessou estar surpreendida com a procura, pois o pouco produto de que dispunha esgotou ainda antes do fecho desta reportagem, valendo-lhe um lucro acima de 30 mil kwanzas.

A edição 2025 do Carnaval de Luanda, na classe infantil, conta com a participação de 15 grupos. ACC/VC

 





Notícias de Interesse

AGT instala Scanner na fronteira do Zaire com a RDC

 Quarta, 16 Abril de 2025 | 18h58

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+