Luena – A dívida dos clientes à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, na província do Moxico, continua em crescimento, com aumento dois por cento, só no primeiro trimestre do corrente ano, elevando para 3,4 mil milhões de Kwanzas, soube a ANGOP.
De acordo com o director local desta empresa, Agnaldo Carlos, que prestava informações a deputados do círculo da Assembleia Nacional no Moxico, que esta quarta-feira constataram o funcionamento do sector eléctrico, os clientes, com categoria doméstica, são os que mais devem.
Apesar de a empresa apresentar várias modalidades para a negociação da dívida, disse que tem constatado muita resistência no seio dos consumidores, situação que tem dificultado a sua logística.
No sector das águas, que também mereceu a visita de constatação dos parlamentares, a ANGOP soube que os 63 mil clientes da EPAS devem 300 milhões de Kwanzas, situação que tem levado esta empresa a enfrentar problemas no cumprimento do pagamento de salário dos funcionários, bem como a manutenção e gestão dos equipamentos.
Após audição das empresas, o coordenador do círculo provincial no Moxico, Felino Job, instou a população para o cumprimento das suas responsabilidades, por via da regularização do pagamento da energia eléctrica e da água potável, de modo que as empresas tenham capacidade para o alargamento dos seus serviços.
O deputado ressaltou o bom funcionamento das instituições visitadas, no âmbito das acções anuais de visitas e fiscalização dos parlamentares às instituições do Estado, entretanto lamentou a falta de cultura de pagamento dos serviços por parte dos clientes.
Incentivou estas empresas a procurarem juntos dos utentes fortalecer uma relação de cooperação e diálogo permanentemente, com vista a diminuir a dívida existente.
Nesta quinta-feira, os deputados vão efectuar auscultação aos membros directivos da Associação de Mototaxista no Moxico. LTY/TC/YD