Cacuaco - Mais de 100 propostas de investimento são, mensalmente, apresentadas à administração municipal de Cacuaco, Luanda, maioritariamente relacionadas com o agro-negócio e a indústria.
Segundo o administrador municipal, Auzílio Jacob, à margem da cerimónia de apresentação dos administradores-adjuntos, vários empresários têm manifestado interesse no agro-negócio, na produção em massa de hortícolas, no processamento de produtos do campo, na produção de peixe e na criação de matadouros.
Acrescentou que estas manifestações de interesse são fruto dos investimentos que a administração do município tem feito, melhorando a mobilidade, a segurança pública e criando infra-estruturas de energia e água.
“Hoje, o empresário já vê em Cacuaco uma oportunidade de investimento, coisa que não havia antes. O município oferece segurança, água, energia e mais estradas, factores que juntos atraem o investidor a colocar aqui o seu capital, porque ele tem consciência que depois vai retornar”, argumentou.
Independentemente do manifesto interesse, Auzílio Jacob garante que avalia todas as propostas com atenção necessária, pois, reforça, “nem toda a manifestação de investimento tem alguma razão de sustentabilidade económica legal.”
“Para que não recebamos dinheiro ou investimentos que resultam de tráfico de droga ou de influência de capitais nocivos, precisamos de algum tempo para avaliar os processos individualmente. Aqueles que têm condições são libertos e aqueles que não têm condições são devolvidos”, sustentou.
Localizado a Norte do centro da cidade de Luanda, o município de Cacuaco é uma região habitada por um milhão e 688 mil pessoas oriundas de vários pontos do país.