Luanda – A República de Angola assumiu nesta semana, no Brasil, a presidência do Conselho Fiscal da Assembleia Geral da Associação dos Países de Língua Portuguesa, órgão que reúne as entidades responsáveis pela gestão, registo e manutenção dos domínios da lusofonia.
Segundo uma nota de imprensa enviada esta sexta-feira à ANGOP, o país ficará nessa presidência num período de quatro anos.
A presidência de Angola foi assumida durante assembleia-geral deste órgão, que contou com a participação da delegação angolana do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, integrada pelo director do Instituto de Fomento da Sociedade de Informação, André Pedro, e o director nacional de Telecomunicações, Matias Borges André.
A par desse evento, os dois directores participaram, igualmente, no primeiro Fórum Lusófono de Governação da Internet, que decorreu de 18 a 19 deste mês, na Cidade de São Paulo, Brasil.
Durante esse evento, que reuniu especialistas de órgãos responsáveis pela gestão, registo e manutenção de domínios, bem como empresas e universidades de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe, os participantes reflectiram em torno de temas como a “Língua Portuguesa na Internet”, “Inteligência Artificial” e “Iniciativas em Língua Portuguesa de capacitação digital e em governança da internet”.
Na ocasião, procedeu-se também ao lançamento da iniciativa para a produção de um pequeno "Almanaque da Internet Lusófona". QCB/BA