Cuito – A cidade do Cuito, capital da província do Bié, vai acolher, a partir de 18 do mês em curso, um ciclo de formação regional de formadores desportivos, no âmbito do Plano de Desenvolvimento do Desporto (PLANADESPORTO).
O facto foi dado a conhecer hoje, sexta-feira, em declarações à imprensa, pelo secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira, no final da audiência concedida pela governadora do Bié, Celeste Adolfo, no quadro da sua jornada de trabalho nesta província.
A formação terá a duração de dez dias. Além da anfitriã, participarão representantes das províncias do Cuando, Cubango, Moxico e Moxico Leste, num envolvimentode 50 a 55 envolvidos.
De acordo com Paulo Madeira, o Bié consta entre as seis do país escolhidas para albergar as formações regionais de formação de formadores desportivos, no âmbito PLANADESPORTO. As outras são Benguela, Cabinda, Huila, Luanda e Malanje.
Estas regiões, segundo explicou, foram escolhidas pela sua localização geográfica e pela facilidade de acesso dos formandos das províncias participantes.
Desta forma, continuou, pretende-se adoptar uma importante estratégia para tornar que o plano engaje todo o país, para que as províncias se sintam integradas, partícipes e envolvidas no cumprimento dos objectivos do PLANADESPORTO, que vão também de encontro com os do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 (PDN).
É nesta conformidade que disse ter vindo ao Bié, com objectivo de alinhar, com o governo da província, a estratégia da implementação deste plano de formação de formadores nacionais, uma das metas mais importantes do PLANADESPORTO.
Referiu que o propósito foi perceber quais são as condições já criadas e dificuldades que eventualmente existem para que sejam ajustadas aquilo que é a programação para que a realização da acção formativa seja exitosa e dentro do prazo estimado.
Explicou que as sessões de formação a nível das seis províncias representam a primeira fase do processo formativo, prevendo-se a realização de outras ao longo do ano, cuja estimativa é de formar mais de 15 mil formadores a nível do país até 2027.
Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 (PDN 2023-2027), o PLANADESPORTO vai contribuir para a materialização do Programa da Generalização da Prática Desportiva e Melhoria do Desporto de Alto Rendimento, cuja finalidade é fomentar a prática desportiva; aumentar os níveis de participação e a qualidade dos praticantes no desporto escolar e comunitário, entre outras acções.
É um instrumento abrangente que trata, além das infra-estruturas desportivas, da medicina do desporto e da formação de quadros necessários ao desenvolvimento do sector e a melhoria dos índices de competição interna nas várias modalidades, de modo a permitir catapultar para outros resultados ao nível do desporto de alto rendimento.
Já a governadora Celeste Adolfo assegurou o apoio institucional das autoridades locais na criação de condições técnicas e logísticas para que a formação de formadores na área do desporto atinja os objectivos preconizados.
VKY/PLB