Luanda - As aulas no Complexo Dom Alexandre do Nascimento, unidade afecta à Igreja Católica, a ser inaugurada brevemente, iniciam-se em Setembro deste ano, por altura do arranque do ano lectivo 2025/2026.
A informação foi prestada este sábado pelo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, em declarações à imprensa, após visita à infra-estrutura moderna e de grande dimensão pelo Chefe de Estado, João Lourenço.
As obras, financiadas pelo Governo, estão na recta final, faltando apenas realizar trabalhos de saneamento básico nos seus arredores.
De acordo com José Manuel Imbamba, existem alguns constrangimentos que têm a ver com o saneamento da zona, cujas obras devem arrancar ainda este mês .
Situada no bairro Morro Bento, município da Samba, o estabelecimento de ensino, que será inaugurado no âmbito das celebrações dos 50 anos de independência nacional, comporta 77 salas de aulas, com capacidade para albergar 1.800 alunos.
Dom Manuel lmbamba informou que caberá as autoridades ligadas ao complexo escolar traçar todo o plano que tem a ver com a gestão da própria escola, o concurso para os professores e os funcionários, de modo a fazer funcionar o empreendimento de carácter social em prol da nação.
Por seu turno, o vice-governador de Luanda para o sector técnico, Calunga Quissanga, disse que as obras de saneamento e a instalação da energia elétrica a partir da rede pública iniciam no dia 14 deste mês.
“Já começamos a mobilizar os meios para o início da empreitada. Vamos fazer uma requalificação integrada, ligar a drenagem pluvial, residual, instalar a iluminação pública, os passeios e também ligar a água potável”, detalhou.
Calunga Quissanga informou ainda que as referidas obras terão a duração de quatro meses e que o projecto do Governo Provincial de Luanda é a requalificação integrada da zona do Morro Bento na sua totalidade.
A instituição escolar vai garantir ensino do pré-escolar até 12º ano para cerca de 1.800 alunos.
Comporta três blocos de ensino com 77 salas, incluindo laboratórios, salas de arte e de música, sala multiusos com um espaço para exposições multiculturais, duas quadras desportivas multiuso, campo de futebol relvado com pista de atletismo e uma piscina semiolimpica.
Complementarmente, a escola contempla também um Centro de Formação de Professores com 27 salas, com a capacidade de albergar 564 alunos por turno, podendo funcionar em três períodos, totalizando cerca de 1.692 formandos por dia.
Integra ainda um bloco central que comporta a área administrativa, secretaria, salas de reuniões, gabinetes de direcção, salas de professores, de back office e arquivos , incluindo uma enfermaria, biblioteca, mediateca, cozinha, refeitório, pastelaria e padaria.
Tem igualmente incorporado um anfiteatro sofisticado com capacidade para 165 pessoas.AFL/ART