Luanda - O senegalês Abdou Pape Badji foi esta quarta-feira apresentado como atleta da equipa de basquetebol sénior masculina do Petro de Luanda, tendo em vista o Campeonato Nacional, Taça de Angola e Campeonato Africano.
O facto foi anunciado na página do Facebook do clube pentacampeão nacional e vencedor da Liga Africana, em 2024, sem que se tenha avançado os dados próprios de uma contratação, tais como o valor e o tempo do acordo entre as partes.
O novo activo “tricolor”, 2.06cm de altura, deve actuar já no próximo sábado (29), no jogo da Taça de Angola frente ao 1.° de Agosto.
Com 32 anos de idade, Pape Badji é proveniente da Espanha, onde representou o CB Moron, tendo como médias na temporada de 2024/25, 11.6 pontos, 6.6 ressaltos e 0.7 assistências, jogando em média 22 minutos.
Nascido a 4 de Abril de 1992, no Senegal, começou a jogar profissionalmente basquetebol no seu país pelo Phoenix Brussels da BNXT League.
Representou em várias ocasiões a selecção senegalesa, contando já com duas participações em Campeonato do Mundo FIBA em 2014 e em 2018.
Em 2013, com a selecção do seu país, foi terceiro classificado no Campeonato Africano das Nações e em 2014 jogou na Copa do Mundo de Basquete da FIBA, onde o Senegal chegou aos oitavos-de-final, perdendo com a Espanha.
Yannick Moreira (2,11cm) e Aboubakar Gakou (2,01cm) serão os grandes concorrentes de Abdou Badji na posição de poste.
Não é a primeira vez que o Petro de Luanda efectua uma contratação visando a época de 2024-25.
Por exemplo, em Janeiro último assegurou os préstimos do extremo base Rigoberto Mendoza, de 32 anos de idade, de nacionalidade dominicana.
Com 1,92 cm, o atleta já evoluiu em várias ligas de basquetebol dentro e fora do seu país, mas nos últimos dois anos representou o Astros de Jalisco, um clube mexicano da Primeira Liga, e o Mombus Obradoiro, clube espanhol, também da Primeira Liga. BSV/MC