Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Projecto agro-industrial prevê criar 25 mil postos de trabalho

    Angop logo
     Agricultura           
  •  • Domingo, 09 Março de 2025 | 18h52
Participantes no Workshop sobre agrcultura
Participantes no Workshop sobre agrcultura
Rosário dos Santos - ANGOP

Luanda - vinte e cinco mil postos de trabalho, directos e indirectos, através da constituição de mais de cinco mil cooperativas agrícolas em Angola, vão ser criados nos próximos quatro anos pelo projecto agro-industrial Anduri.

 

A informação foi avançada este sábado, em Luanda, pelo coordenador do projecto, Francisco Félix, durante o workshop sobre "Agricultura , Empregabilidade e prevenção de riscos no campo rural".

Para este ano, disse, das 250 cooperativas agrícolas 50 já estão concluídas.

Avançou que, durante a execução do projecto, se estimam receitas fiscais de aproximadamente seis mil milhões e 350 milhões de kwanzas por ano.

Por seu turno, a coordenadora-geral da Anduri, Alexandrina Narciso, explicou que o projecto visa promover a empregabilidade através da agricultura, com a iniciativa de unir os produtores, os provedores de terra e congtegar a massa associativa com vontade de trabalhar.

PApDurante o workshop, foram  abordados temas como "Cooperativismo, qualidade e certificação como factor de promoção para exportação", " A empregabilidade como factor de desenvolvimento social" e " Prevenção contra incêndios, furto e invasão em campos agrícolas".

Na primeira fase do projecto vão ser criadas 250 cooperativas, sendo cada cooperativa composta por onze cooperativistas/membros.

Nesta fase, cada cooperativa vai receber dez hectares, com a possibilidade de expandir a  produção para até 300 hectares, no terceiro ano de trabalho.

O Projecto, a ser implementado na comuna de Cassoneca, província de Icolo e Bengo, tem como principal objectivo fomentar a actividade agro-pecuária e o agro-negócio em Angola, através da criação de mais de cinco mil cooperativas agrícolas.

Nessa localidade estão disponíveis dois mil 500 hectares aráveis devidamente legalizadas e preparadas para serem trabalhadas.

Para além da agricultura, o programa inclui 30 projetos macro integrados, como a suíno-cultura, criação de bovinos e caprinos, avicultura, piscicultura, entre outros segmentos. EH/VIC





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Ex-reclusos no Moxico ressaltam Perdão Presidencial

 Segunda, 14 Abril de 2025 | 20h19

Planalto de Camabatela ganha novas infra-estruturas

 Segunda, 14 Abril de 2025 | 19h48

Suspensão de pensões preocupa 2ª Comissão da AN

 Segunda, 14 Abril de 2025 | 19h45

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+