Cuito – Cento e dez famílias camponesas da aldeia Canganda, comuna do Cunje, município do Cuito (Bié), beneficiaram hoje de igual número de kits agrícolas, com o objectivo de intensificar a produção, sobretudo na segunda fase do cultivo do feijão.
Os kits, entregues pelo Governo do Bié, estão compostos por fertilizantes (adubo), semente de feijão, assim como instrumentos de trabalho, como enxadas e catanas.
No acto, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, frisou que o gesto visa munir as famílias camponesas que não têm a capacidade financeira de adquirir os imputes nos mercados informais.
“Sabemos que a agricultura é a base de sustento da maior parte das famílias, daí criarmos este projecto de levar os imputes agrícolas porta-a porta”, referiu a governante.
O projecto, adiantou, prevê assistir mais de duas mil famílias camponesas a nível da província do Bié. Já foram entregues perto de mil, desde a sua implementação, em finais de 2024.
Além dos kits agrícolas, as famílias também estão a receber mosquiteiros tratados com insecticidas, para prevenção da malária.
Na ocasião, Lucas Vissapa, um dos beneficiados, enalteceu o gesto do governo local, acrescentando que a distribuição constitui uma mais-valia, porque vai aumentar o nível de colheita do feijão na segunda época.
Já Henriqueta Domingas, outra beneficiada, defendeu a necessidade de expandir o projecto para outras localidades, no sentido de garantir a segurança alimentar das famílias e gerar riqueza através do excedente. AS/PLB