Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

UE activa sistema Copernicus para ajudar Mayotte e Moçambique com ciclone

    Angop logo
     África           
  •  • Segunda, 16 Dezembro de 2024 | 10h03
Bandeira de Mocambique
Bandeira de Mocambique
Arquivo

Bruxelas - A comissária europeia para a Gestão de Crises anunciou este domingo a activação do sistema Copernicus, responsável pela monitorização da Terra, para acompanhar a situação no arquipélago francês de Mayotte e em Moçambique, após a devastadora passagem do ciclone Chido.

Hadja Lahbib, a acompanhar "de perto" a situação desde o dia anterior para preparar a resposta humanitária da União Europeia, indicou ainda que a Comissão Europeia está em contacto com França e preparada para fornecer ajuda, segundo a Lusa. 

"Foi activado o satélite Copernicus da UE para monitorizar Mayotte e Moçambique. Estamos em contacto com França e prontos para prestar apoio", escreveu a comissária europeia nas redes sociais.

Utilizando imagens em tempo real e dados de alta precisão, o programa de observação da Terra Copernicus permite que as autoridades monitorizem as áreas afectadas por catástrofes naturais e coordenem as equipas de emergência para responder da forma mais rápida e eficiente possível.

Lahbib, ex-ministra dos Negócios Estrangeiros belga, referiu-se aos "preocupantes" efeitos do Chido, que "ceifou vidas e causou muitos danos".

"Os nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas", afirmou.

Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que a UE está pronta para ajudar França, na sequência da passagem do ciclone Chido em Mayotte, um arquipélago francês no oceano Índico, situado a sudeste do continente africano.

"Estamos inteiramente com França, após a passagem devastadora do ciclone Chido em Mayotte. A Europa está ao lado dos Mahorais nesta terrível provação. Estamos prontos para fornecer ajuda nos próximos dias", escreveu Ursula von der Leyen na rede social X (antigo Twitter).

França prepara-se para lidar com as consequências de uma das suas maiores catástrofes humanitárias deste século, após a passagem, no sábado, do ciclone tropical Chido nas ilhas de Mayotte, arquipélago no Oceano Índico entre Madagascar e a costa de Moçambique, onde segundo estimativas da delegação governamental do departamento, se teme que haja "várias centenas de mortos".

Numa entrevista ao canal público de televisão local Mayotte la 1er, o delegado do Governo francês no departamento de Mayotte, François-Xavier Bieuville, declarou que será "muito difícil" fazer um balanço final e que, na pior das hipóteses, o número de mortos será "próximo de um milhar ou mesmo de vários milhares".

No caso de se confirmarem estes números, o ciclone Chido em Mayotte ficará para a história como uma das piores catástrofes do século XXI em território francês. GAR





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+