Mogadíscio - O presidente da Comissão da União Africana (UA), Mahmoud Ali Youssouf, visitou hoje a base da Missão de Apoio à Estabilização na Somália (AUSOM) da organização continental, noticia a Prensa Latina.
Youssouf elogiou os soldados da paz pela coragem e sacrifícios na restauração da estabilidade em Mogadíscio, reconhecendo seu papel fundamental no avanço da agenda de estabilidade de África.
Reafirmou o compromisso inabalável da UA em enfrentar os desafios operacionais e melhorar o bem-estar das tropas para fortalecer o impacto da missão. “Seu serviço exemplifica a solidariedade africana em acção”, enfatizou.
Pediu apoio internacional contínuo para sustentar os esforços de segurança e estabilização daquela nação africana.
O presidente da Comissão da UA chegou a esta capital no domingo para uma visita oficial de dois dias, a primeira desde que assumiu o cargo.
Em entrevista coletiva conjunta com o presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, reiterou o seu compromisso de apoiar a busca pela paz e segurança em Mogadíscio.
Reconheceu que obter financiamento continua sendo um desafio significativo. Para resolver isso, prometeu trabalhar com parceiros internacionais para garantir o financiamento contínuo das Operações de Apoio à Paz da UA na Somália.
De sua parte, Hassan Sheikh Mohamud expressou optimismo de que os desafios enfrentados pelo efectivo poderiam ser superados com o apoio da UA. ADR