Pretória - O Presidente da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, avaliou hoje positivamente o desenvolvimento da XVI Cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, bem como a participação do seu país no evento, noticia a Prensa Latina.
Ramaphosa considerou que o Brics caminha cada vez mais no sentido de se consolidarem como uma plataforma forte para o Sul Global, que promove o multilateralismo e o desenvolvimento dos países, tanto a nível económico, cultural e social, segundo uma mensagem publicada pela Presidência online social.
O Chefe de Estado, que já iniciou o seu regresso ao seu país, destacou a possibilidade de realizar reuniões bilaterais com os seus homólogos egípcios, Abdel Fattah El-Sisi, e da República do Congo, Denis Sassou-N'guesso, com quem discutiu esta quinta-feira o reforço das relações políticas e económicas.
Referiu-se também aos intercâmbios com os presidentes do Irão, Masoud Pezeshkian, e da Palestina, Mahmoud Abbas.
Ramaphosa destacou ainda o apoio recebido pelo seu país relativamente à defesa da Palestina e à condenação do genocídio cometido por Israel contra aquele povo.
Afirmou que a Cimeira do Brics também permitiu dar resposta às projecções da África do Sul, que assumirá a presidência do G20 no próximo ano, e que defenderá o lema “Solidariedade, igualdade e desenvolvimento sustentável”.
“A África do Sul é vista como um país que tem um papel essencial na defesa dos interesses do Sul Global e do continente africano”, afirmou o Presidente. JM