Luanda - O filme de autoria do brasileiro Jefferson Melo, intitulado "Razões Africanas”, será exibido pela primeira vez em Angola, no dia 1 de Novembro, soube hoje (terça-feira) a ANGOP.
Segundo uma nota de imprensa, o filme será exibido inicialmente no Centro Cultural Brasil-Angola, sedeado em Luanda.
O filme explora a influência da diáspora africana na formação de três importantes ritmos musicais, concretamente Blues, Rumba e Jongo, e acompanha a jornada de três personagens em seis países (Angola, República Democrática do Congo, Cuba, Estados Unidos da América, Brasil e Mali).
Segundo a sinopse, a viagem começa na província do Huambo (Angola), com o grupo Katyavala que "perfila" entre as organizações culturais femininas que mais se destacam na promoção da música e dança tradicional desta região.
O comunicado sublinha ainda que o roteiro acompanha a trajectória do Congo, que ganha o mundo na rota dos navios dos negros, passando pelo Brasil, EUA e Cuba.
Razões Africanas são um documentário universal que valoriza as tradições, promove o diálogo entre as culturas e as distintas visões de mundo.
Jefferson Mello, nascido no Brasil, é fotógrafo de moda e publicidade, director de fotografia e de filmes publicitários, empreendedor e documentarista, com uma trajectória especializada na diáspora.
Dedicou duas décadas capturando a essência do samba e do jazz no Brasil e no mundo.
Com uma jornada que abrange 12 países, explorou as raízes do jazz, percorreu o Sul dos Estados Unidos e criou um livro de fotografias, intitulado "Os Caminhos do Jazz".
Além de suas contribuições visuais, dirigiu o documentário "Samba & Jazz", reflectindo seu compromisso com a representação da música afro e da ancestralidade africana nos ritmos musicais. Dirigiu e produziu o documentário "Brasil & Angola". AMC/OHA