Luena - O Banco Nacional de Angola (BNA) almeja uma participação activa da classe estudantil na denúncia de casos de rejeição de moedas metálicas no circuito económico praticados por agentes comerciais.
Ao falar à Imprensa, após a realização de uma palestra subordinada ao tema "As consequências da rejeição da moeda metálica", o director do BNA na Região Leste, Francisco Manuel, lembrou que a rejeição da moeda metálica constitui uma flagrante violação das normas estabelecidas por lei.
Face a este fenómeno, disse, quando falava no âmbito da Semana Mundial da Poupança que se comemora, que em parceria com o Serviço de Investigação Criminal (SIC) alguns agentes comerciais enfrentam processos criminais no Tribunal Provincial por rejeição de moedas de menor valor facial.
Destacou a importância das moedas metálicas nas transações comerciais e na estabilização dos preços no mercado, apelando à população a denunciar agentes que cometem os referidos crimes.
Por outro lado, informou que está previsto um trabalho preventivo com os bancos comerciais, para diminuição das enchentes nos Terminais de Pagamento automáticos (ATM), sobretudo nos meses de Novembro e Dezembro, período que se regista muita procura de valores monetários.
A Semana Mundial da Poupança, em alusão ao Dia Mundial da Poupança que se comemora a 31 de Outubro, será preenchida com abertura de contas bancárias, palestras em diversos locais dirigidas a todas as franjas da sociedade para a promoção da literacia financeira. LTY/TC