Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo da RDC lança pedra para Zona Económica Especial

    Angop logo
     África           
  •  • Segunda, 31 Março de 2025 | 17h30
Uma das artérias da Cidade de Kinshasa
Uma das artérias da Cidade de Kinshasa
Adérito Ferreira-ANGOP

Kinshasa – O governo da República Democrática do Congo procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção da Zona Económica Especial (ZEE) de Musompo, no que foi considerado um passo histórico em direcção à transformação económica do país.

De acordo com o jornal La Prospérité, a cerimónia foi orientada na quarta-feira, 26 de Março, na província de Lualaba, pelo ministro da Indústria e Desenvolvimento de PMEs-PMIs, Louis Watum Kabamba, Ministro da Indústria e Desenvolvimento de PMEs-PMIs,

Este ambicioso projecto, dedicado ao desenvolvimento da cadeia de valor de baterias eléctricas e veículos eléctricos, materializa a visão do Presidente Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo para uma RDC industrializada.

Na cerimónia Deny Le Couturier, diretor-geral do Conselho Congolês de Baterias (CCB), explicou a posição estratégica da RDC na indústria global de baterias eléctricas, graças aos seus recursos naturais únicos.

Por sua vez, Auguy Bolanda, diretor- geral da Agência de Zonas Económicas Especiais (AZES), insistiu na dimensão nacional e internacional da ZEE de Musompo, que será um modelo de desenvolvimento industrial para o país.

Por seu lado, Fifi Masuka Saini, governadora de Lualaba, saudou o projecto como uma alavanca essencial para a transformação de matérias-primas locais em produtos acabados. Destacou o impacto positivo esperado na economia local e nacional, principalmente por meio da criação de empregos e do apoio às pequenas e médias indústrias.

No seu discurso, o ministro Louis Watum Kabamba incluiu essa iniciativa em uma abordagem global de transição energética, promovendo energia verde e tecnologias sustentáveis.

Antes de lançar a primeira pedra, o ministro convidou os presentes a observaren um minuto de silêncio em memória do povo congolês afetado pelos conflitos no leste do país, num momento cheio de emoção e solidariedade com as populações de Kivu e Ituri.

A Zona Económica Especial de Musompo, que cobrirá mais de 900 hectares, marca um ponto de viragem na estratégia de desenvolvimento industrial da RDC. Graças à sua riqueza em cobalto, lítio, manganês e níquel, o país poderá diversificar a sua economia tornando-se um player importante na indústria global de baterias e veículos eléctricos.

O projeto prevê a criação de 25 mil empregos directos e 60 mil indiretos, além de investimentos estimados em US$ 2 biliões (Um dólar equivale a cerca de 900 kwanzas). Esses números prometem impulsionar a região, ao mesmo tempo em que apoiam a economia nacional por meio de infra-estruturas modernas e fortalecem pequenas e médias empresas locais.

Com esta iniciativa, a RDC não se limita mais a ser uma fornecedora de matérias-primas, mas se estabelece como um player industrial estratégico. ADR

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Enviado de Trump sugere divisão da Ucrânia para a paz

 Sábado, 12 Abril de 2025 | 09h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+