Luanda – Quatro alunos da 10ª classe do Instituto de Telecomunicações (ITEL) vão representar Angola, na final da STEM África, a decorrer em Novembro próximo, na cidade de Cabo, África do Sul
Trata-se dos alunos Herculano António, Ernestina Panda, Rildo Francisco e Ester Gonçalves que venceram, esta quinta-feira, em Luanda, a segunda fase do projecto STEM África.
Os dois primeiros alunos são do curso de Electrónica e Telecomunicações e os últimos são da área de Informática.
A STEM África é uma iniciativa de colaboração entre a Fundação Exxon-Mobil e a JÁ (Junior Achievement) África, implementado pela ADPP Angola, com o objectivo de preparar os jovens africanos para o futuro do trabalho à medida que aprendem a utilizar a Ciência, Tecnologia, Engenharia e a Matemática, para mitigar os problemas sociais, bem como estimular o interesse e a participação dos jovens africanos na resolução de desafios do mundo real, através da aplicação.
Os referidos vencedores trabalharam num projecto de distribuição e produção de água e energia, destinado as comunidades distritais.
Segundo o representante da Fundação Exxon - Mobile, Miguel Cordeiro, os quatros vencedores vão passar a competir com as equipas da Nigéria, Namíbia e Moçambique.
Para representar Angola nesta disputa, continuou, os alunos do ITEL vão escolher um projecto nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
De acordo com Miguel Cordeiro, o objectivo deste projecto é fomentar, motivar e orientar os alunos a optarem por carreiras e trabalharem para serem eficientes nas respectivas áreas que escolherem.
Na ocasião, cada vencedor recebeu um kit que contém um tablet para os ajudar a trabalhar via online.
Rildo Francisco, um dos vencedores, disse que o projecto apresentado pelo grupo consiste num sistema alimentado por energia solar, que depois é usado para retrair água do solo com uma broca, onde o líquido é destinado em duas vias, uma em reservatório e outra em uma máquina para produzir a energia.
Acrescentou ainda que sente-se muito orgulhoso pela equipa ser vencedora e também pelo desempenho de cada integrante do grupo.
Já Ester Gonçalves, outra integrante do grupo, sublinhou que o foco agora está centrado no aprimoramento do inglês, para disputar melhor com os concorrentes dos países de língua inglesa.
No projecto, participaram 110 alunos de três escolas do ensino primário, cinco escolas do primeiro ciclo e três do segundo ciclo do ensino secundário da província de Luanda. AMC/OHA