Luena – Quatro dos sete municípios recentemente criados na província do Moxico, ao abrigo da Nova Divisão Político-Administrativa (DPA), poderão beneficiar, em 2026, de Hospitais Municipais, anunciou, esta quarta-feira, o governador local, Ernesto Muangala.
De acordo com o governante, trata-se de quatro novas unidades hospitalares projetadas para serem construídas nos municípios do Alto-Cuito, Cangumbe, Ninda e Lucusse.
Ao falar à Imprensa, após empossar novos responsáveis de unidades sanitárias da província, Ernesto Muangala disse que o referido projecto será implementado após a aprovação do Estatuto Orgânico destas circunscrições.
Reafirmou o compromisso do Governo com a melhoria dos serviços de saúde aos cidadãos, por via do plano de formação de quadros especializados do sector, para colmatar a carência de médicos e enfermeiros existentes.
Apesar da contínua dependência de médicos expatriados, principalmente de nacionalidade cubana, o governador considerou positivo as realizações do sector da saúde na província, ao longo dos 50 anos da Independência Nacional, face à construção de várias unidades sanitárias na região.
Na ocasião, o governante empossou 32 quadros do sector, aos quais desejou êxitos na sua actuação, com o intuito de garantir melhor atendimento aos utentes. LTY/TC/YD