Catete - O ministro da Energia e Águas, João Batista Borges, disse hoje, em Catete, que a conclusão do projecto Quilonga Grande, prevista para 2026, resolverá definitivamente a irregularidades no abastecimento da água à população do município do Calumbo.
O governante que falava no término da visita que efectuo aos projectos do sector, na província do Icolo e Bengo, sublinhou que é prioridade melhorar o fornecimento de água nos bairros dos zangos, por congregar o maior número de habitantes, com 65 por cento do total da província.
"Vivemos actualmente problemas críticos de abastecimento de água nos zangos (I a 5), sendo que o projecto Quilonga Grande, vai suprir na totalidade a necessidade deste bem nestas áreas", tranquilizou o governante.
Quilonga Grande é um dos maior projecto de abastecimento de água no país e vai abastecer água às províncias do Icolo e Bengo e de Luanda, abrangendo mais de cinco milhões de habitantes.
Quilonga Grande O Projeto
Quilonga permitirá um aumento na oferta de água em 518.000 m³/dia, beneficiando cinco milhões de pessoas.
Os componentes do Projecto Quilonga consistem na captação de água bruta do rio Kwanza, através de Estação de Bombagem de Água Bruta (EBAB) e conduta dupla de adução de água bruta, Estação de Tratamento de Água (ETA) de 518.000 m³/dia e Estação de Bombagem de Água Tratada (EBAT). CLAU/AJQ