Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de cem mil jovens formados em todo país

    Angop logo
     Sociedade           
  •  • Quarta, 18 Janeiro de 2023 | 15h41
Director Geral do INEFOP, Manuel Mbagui
Director Geral do INEFOP, Manuel Mbagui
Leonardo de Castro - ANGOP

Cuito – Cem mil e 194 jovens foram formados em todo país, em 2022, nos diversos cursos profissionais ministrados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), contra os cerca de 75 mil de 2021.

A informação foi avançada esta quarta-feira à ANGOP, na província do Bié, pelo director geral do INEFOP, Manuel Mbangui, durante a inauguração do Centro de Integrado de Emprego e Formação Profissional do Cuito.

Para o efeito, estão em funcionamento nas 18 províncias mil e 439 unidades formativas, destas 158 são centros de formação e o restante são pavilhões de arte e ofícios, que são assistidos por mil e 300 formadores controlados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS).

Manuel Mbangui disse que outros mil e 119 formadores foram subcontratados de empresas privadas, que deram suporte ao calendário de formação nas especialidades em que o INEFOP não ministrava.

Para o alcance do desiderato, aumentou-se o número de pavilhões, actualização dos cursos por regiões e a implementação do Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), que permitiu igualmente a formação de mais de 31 mil jovens em todo o país.

Para tal, construiu-se os centros de formação profissionais nas províncias do Lunda Sul e Cuanza Norte, bem como a requalificação do pavilhão de artes de ofícios do Sambizanga, em Luanda.

O sector privado, actualmente, conta com mil 253 centros de formação, que formaram o ano passado 19 mil e 445 cidadãos.

No âmbito da inclusão de pessoas portadoras de deficiência, formou-se 681 cidadãos, desafios que, de acordo com o director geral do INEFOP, vão continuar a abraçar.

Novo centro do Cuito vai formar mais de dois mil jovens por ano

O novo centro integrado de formação do Cuito, inaugurado hoje pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), Teresa Rodrigues Dias, prevê formar anualmente dois mil e 800 jovens em diversas especialidades.

Uma das novidades deste centro está na implementação de quatro novos cursos, nomeadamente formação de empregadas domésticas e adorno no lar, estética, cabeleireiro e pastelaria.

A infra-estrutura foi erguida na centralidade Horizonte, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). Comporta 12 especialidades diversas, bem como um posto médico e auditório para 144 ocupantes.

Na ocasião, Teresa Rodrigues Dias destacou a formação profissional como o principal instrumento da luta contra a fome e a pobreza que o governo desenvolve no país.

Nesta conformidade, disse que o Executivo angolano compromete-se a continuar a criar mais condições para que os jovens se auto-realizem.

Por seu turno, o Governador do Bié, Pereira Alfredo, apelou à juventude local a aproveitar ao máximo as potencialidades que a infra-estrutura oferece, solicitando ao ministério de tutela a implementação também dos Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC).    

Jovens agarram oportunidade

Os jovens que estavam no local para testemunhar o acto prometeram agarrar esta oportunidade colocada à disposição de todos.

Para Analdeth Guilherme, a acção constitui-se de mais-valia, já que neste ano pensava mesmo frequentar o curso de culinária, para aumentar seus dotes no que a gastronomia da região diz respeito.

Moradora da centralidade Horizonte do Cuito, a jovem funcionária pública realçou a proximidade do centro com a sua residência como um dos factores de motivação.

Outra jovem Raquel Solundo, apesar de residir no centro da cidade, vai matricular-se no curso de estética, uma das suas paixões, pós, futuramente, pretende criar um negócio neste ramo.

Para José Mahula, o centro constitui também um ganho para a juventude que busca pelo primeiro emprego.

Disse que a instituição poderá alavancar a capacidade técnica dos jovens no que toca à formação profissional.

Isaías Quinta, impressionado pela envergadura do imóvel, afirmou que vai matricular-se no curso de electrónica, pelo facto de ter já a mínima noção.

Por fim, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Bié, Faustino Sassango, mostrou-se satisfeito pela atenção que o Estado tem dado aos jovens.

Entretanto, pediu a abertura do curso profissional avançado de electricidade de alta tensão, a julgar pela barragem hidroeléctrica de Camacupa em construção, que certamente precisará de quadros a altura.  

Em 2022, a província do Bié formou mil e 170 jovens nos pavilhões de arte e ofício do Cuito, Andulo, Camacupa e Chinguar.

Ainda hoje, 137 jovens formados no Bié em 2022 receberam kits profissionais.





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

INSS recomenda inscrição de trabalhadores domésticos

 Domingo, 13 Abril de 2025 | 13h37

Expo Osaka 2025 abre as portas ao público

 Domingo, 13 Abril de 2025 | 13h02

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+