Mbanza Kongo – Trinta e quatro mil e 142 animais de estimação entre cães, gatos e macacos, serão vacinados contra a raiva de 31 de Outubro a 9 de Novembro deste ano, na província do Zaire, no âmbito de uma campanha nacional de vacinação.
A informação foi prestada quinta-feira à imprensa, no município do Nzeto, pelo chefe do departamento do Instituto dos Serviços Veterinários, Pedro Makumaya, durante o acto de lançamento da aludida campanha massiva de vacinação.
Disse terem sido disponibilizadas um total de 37 mil e 897 doses de vacinas anti-rábicas, distribuídas pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto, Cuimba, Tomboco e Nóqui.
De acordo com o veterinário, para o êxito da campanha que será realizada porta a porta, foram mobilizados 38 vacinadores distribuídos por 19 brigadas.
Informou que de Janeiro a Outubro deste ano, a província do Zaire notificou 200 mordeduras de animais de estimação sem, no entanto, provocar vítimas mortais.
A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que afecta os mamíferos, transmitida de um animal contaminado para o homem através de mordedura ou arranhaduras. DA/JL