Mbanza Kongo – Mais de duzentos moto-taxistas do município de Mbanza Kongo, província do Zaire, receberam, esta quinta-feira, coletes refletores e careteiras profissionais para o exercício de actividade de táxi.
Adquiridos pela Administração Municipal de Mbanza Kongo, em parceria com a Associação dos Motoqueiros e Transportadoras de Angola (AMOTRANG), a entrega desses equipamentos surge após a conclusão de uma acção formativa de 30 dias sobre o Código de Estrada, promovida pelo Departamento Provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária.
À imprensa, o administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, disse que o seu pelouro vai continuar a promover acções do género, dotando os moto-taxistas de mais habilidades profissionais para o exercício da actividade.
Pediu aos formandos para colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante os 30 dias de formação, para reduzir os índices de acidentes de viação no município sede da província do Zaire.
Os contemplados aplaudiram a iniciativa das autoridades locais e da AMOTRANG e comprometeram-se em respeitar as regras de trânsito plasmadas no Código de Estrada.
A AMOTRANG no Zaire controla cinco mil associados legalizados, dos cerca de 15 mil que exercem a actividade de moto-táxi na região.
O serviço de táxi na cidade de Mbanza Kongo é predominado por moto-taxistas.
Segundo dados do Departamento Provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária, a que a ANGOP teve acesso, três a quatro acidentes de viação são registados todos os dias na cidade de Mbanza Kongo, envolvendo moto-taxistas. DMN/JL