Huambo- Vinte membros da Liga de Apoio à Integração de Deficientes (LARDEF) na província do Huambo concluíram, esta sexta-feira, uma acção formativa sobre empreendedorismo e pequenos negócios.
A formação, que albergou filiados carenciados residentes no bairro da Chiva, arredores da cidade do Huambo, está inserida no projecto de integração económica e geração de renda da LARDEF, assegurado pelo Ministério da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
Na ocasião, o coordenador da Liga de Apoio à Integração de Deficientes local, Marcos Cassongo, informou que a acção formativa teve por objectivo a capacitação dos associados para a prática de empreendedorismo e pequenos negócios, com foco na melhoria da situação socioeconómica.
Disse que, para criação de pequenos negócios, os recém-formados irão beneficiar, nos próximos dias, de 100 mil kwanzas cada, a custo zero, no quadro do projecto de integração económica e geração de renda da associação.
Lembrou que o processo de selecção dos beneficiários começa com encontros comunitários, inquérito ao nível domiciliar e individual, para veracidade da condição social, que os habilitam ao acesso ao financiamento, para o fomento de pequenos negócios supervisionados pela LARDEF.
Iniciado em 2016, até ao momento, o projecto já abrangeu pelo menos 80 membros da Liga de Apoio à Integração de Deficientes, residentes nas comunidades de Santo António, Casseque e Chiva, para além da sede da cidade do Huambo, cujos jovens foram os principais beneficiários.
Por seu turno, o representante do Centro de Empreendedorismo Local (CLESE), Rafael Boaventura, exortou aos formados para aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos, com vista a concretização dos objectivos da acção formativa e do projecto de integração económica e geração de renda desta agremiação.
Disse que, para o sucesso dos negócios, é fundamental aplicarem as estratégias de empreendedorismo apreendidas durante a formação, entre as quais, estudo do mercado, custos, preços, controle do negócio, cálculo de rendimentos e salários.
Já a beneficiária Antónia Xavier, de 49 anos, em representação dos demais formandos, enalteceu a iniciativa da LARDEF, ao assegurar que servirá para alavancar as suas actividades comerciais, com foco na melhoria da renda familiar.
A Liga de Apoio à Integração de Deficientes (LARDEF) é uma Organização Não Governamental, de carácter voluntário e sem fins livraremos, fundada em 1997, com o propósito de complementar os programas do Executivo no âmbito da execução de políticas de promoção socioeconómica, por via de advocacia, sensibilização, lobby e geração de renda, em prol da igualdade de oportunidade para esta franja social. MLV/JSV/PLB