Huambo- Um total de 100 mil animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, serão vacinados, em nove dias, na província do Huambo, durante a campanha nacional de vacinação contra a raiva, que visa travar essa doença.
A iniciativa do Governo, inserida no quadro do Programa Regional de Melhoria do Sistema de Vigilância de Doenças (REDISSE-IV-Angola) e financiado pelo Banco Mundial, conta com mais de 150 mil doses de vacinas.
A campanha visa reduzir a proliferação de casos de raiva nos 11 municípios da província.
Para o êxito da mesma, foram constituídas 108 brigadas, 11 supervisões municipais e uma provincial, para imunizar maior número de animais de estimação, para se evitar a transmissão da doença da raiva aos seres humanos.
No acto de abertura da campanha, a chefe da secção técnica do departamento Serviços Veterinários no Huambo, Maria Simão da Silva Chiumbo, disse que a raiva ainda constitui ameaça da saúde pública, cuja doença já afectou cinco pessoas este ano, depois de serem atacadas por cães supostamente raivosos.
Destacou ser fundamental dinamizar programas preventivos, que passam pela sensibilização da população nas comunidades, para que se anule a contaminação e a propagação da doença nas zonas urbanas e suburbanas da província.
Na ocasião, a responsável apelou a população a aderir em massa esta campanha de imunização, com o propósito de vacinar maior número de animais, num esforço conjunto e participativo para a promoção da segurança da saúde pública.
Nos últimos seis meses deste ano, nas campanhas provinciais, os técnicos veterinários já imunizaram mais de 50 mil animais, entre cães, gatos e macacos, nos 11 municípios. LT/JSV/PLB