Malanje- Os deputados da segunda Comissão de Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria da Assembleia Nacional, concluíram hoje, haver bons indicadores na assistência social aos ex-militares e polícias, em Malanje.
A delegação que aferiu o funcionamento do Instituto de Segurança das Forças Armadas Angolanas (FAA), da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior (MININT) e da Fábrica de Botas das FAA congratulou-se com o trabalho que está a ser desenvolvido para melhorar as condições de vida dos assistidos.
Falando no final da visita, a presidente da segunda comissão, Ruth Mendes, considerou de positivo o nível organizativo dessas instituições que vai desde as infra-estruturas, meios informáticos, processual, controlo do número dos assistidos e outros.
“Estamos optimistas com a forma de como as autoridades locais lidam com os problemas dos reformados, principalmente em saber o número exacto de assistidos, viúvas o controlo de mortos e órfãos e os projectos em curso que visam mudar a vida os mesmos”, disse
Ruth Mendes explicou que a visita teve como fito, fiscalizar essas instituições em função de algumas inquietações que a comissão tem vindo a receber por parte de alguns supostos ex-militares das FAA e da Polícia Nacional, excluídos aquando do processo de recadastramento dos pensionistas.
Fez saber que os memorandos apreciados são claros e espelham a realidade do que está a ser feito e que estão baseados em números concretos, não obstante a reação apresentada por vários cidadãos sobre a problemática da sua exclusão no sistema de pensão.
"Como os cidadãos estão habituados a ter uma pensão, e uma vez retirados do sistema vão fazendo essa reclamação”, finalizou.
Relativamente às viúvas e órfãos, a deputada do MPLA disse estar ao corrente de algumas questões deste grupo alvo, que tem a ver com dificuldades de na aquisição de registo de nascimento, união de facto, cuja situação será revista ao pormenor junto das instituições centrais.
Por outro lado, defendeu a necessidade da remodelação da Fábrica de Sapatos das FAA “Major Canhangulo, apesar de receberem garantias sobre a existência de um parceiro que quer apetrechar a unidade com equipamentos de ponta.
Recomendou a direcção da fábrica, a promover uma formação para o enquadramento de alguns filhos dos antigos combatentes e veteranos da pátria.
Os parlamentares que trabalharam durante dois dias em Malanje mantiveram um encontro de cortesia com o governador provincial, Marcos Nhunga.
De referir que, os deputados da segunda Comissão da Assembleia Nacional, que responde pelos órgãos de defesa, segurança e ordem interna, antigos combatentes e veteranos da pátria vão desenvolver igual actividade neste sábado, no Leste do país.PBC