Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

CNJ na Maianga cadastra 20 ex-delinquentes para formação

    Angop logo
     Sociedade           
  •  • Sexta, 06 Janeiro de 2023 | 16h04
Logotipo do Conselho Nacional da Juventude (CNJ)
Logotipo do Conselho Nacional da Juventude (CNJ)
Divulgação

Luanda - Vinte jovens ex-delinquentes, com idades entre os 13 e 20 anos, foram cadastrados, durante um mês, pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), para beneficiarem de formação técnico profissional, com vista a abandonarem a práticas criminosas no Rocha Pinto e Prenda, no distrito urbano da Maianga.

A informação foi prestada hoje, sexta-feira, em Luanda, pelo secretário-executivo do CNJ na zona, Cândido Baixa “Strong”, durante um encontro de reconciliação entre oito grupos de marginais que, após fazerem as pazes, comprometeram-se publicamente a deixar as rixas e outras acções criminais.

Segundo o responsável, depois dos vídeos sobre “as lutas” na Avenida 21 de Janeiro entre jovens do bairro Huambo (Rocha Pinto) e Sagrada Esperança (Prenda), que se tornou viral nas Redes Sociais, o Conselho, com apoio da Polícia Nacional, passou a trabalhar com eles e estão a ser acompanhados.

“Os jovens vão frequentar cursos distintos, mormente de corte e costura, electricidade, serralharia” – explicou o secretário-executivo do CNJ.

De acordo com esse líder juvenil, neste momento, o Conselho continua a trabalhar com os cadastrados para os sensibilizar a abandonarem essas práticas, visto que muitos estão presos e outros perderam a vida, quando deviam se dedicar aos estudos para contribuírem para o desenvolvimento do país.

Por sua vez, o porta-voz da Polícia em Luanda, Nestor Goubel, valorizou este primeiro acto do género na Maianga e a iniciativa do Conselho Nacional da Juventude, reafirmando que “a corporação continuará a realizar acções pedagógicas para mobilizar os jovens a abandonarem as ondas das lutas”. 

Durante o evento, o superintendente reiterou também a continuação da sensibilização para conter estes actos nos bairros do Catinton, Huambo, Vala, Rua do Café, Avenida 21 de Janeiro (Rocha Pinto), Prenda e outras zonas, onde os munícipes ainda enfrentam dificuldades de segurança.

Na ocasião, representantes destes oito grupos, que se abraçaram, apresentaram mais de 20 catanas, 16 facas, picaretas, machados, paus, garrafas e outros meios usados nas lutas. 

De seguida, essas armas brancas foram entregues à Polícia Nacional, demonstrando, com o gesto, comprometimento para pôr fim a este comportamentos.

O encontro juntou os grupos “Os BG”, “Time Vôlei”, “A Marca M”, “A Classe SV”, “A Dop Gippo”, “Os 5 Mais Betinhos”, “Os H Betinho” e “AFTG”, e foi testemunhado por dirigentes locais e encarregados de educação, nomeadamente mães, tias e irmãos destes menores e jovens que lutavam habitualmente nas ruas.

 

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

PR sírio inicia visita aos Emirados Árabes Unidos

 Domingo, 13 Abril de 2025 | 17h47

Ministra enaltece organização dos Jogos Escolares

 Domingo, 13 Abril de 2025 | 15h56

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+