Luanda - A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, manteve, quarta-feira, em Nova Iorque, um encontro com as suas homólogas da SADC, para abordar os preparativos da próxima reunião das ministras responsáveis pelas questões de género e da mulher desta organização regional, a ter lugar em Luanda, em Junho do corrente ano.
No encontro, que aconteceu nas instalações da Missão Permanente de Angola, as presentes aproveitaram a oportunidade para discutir a agenda da 68ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW68), que decorre desde 11 de Março de 2024, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Na ocasião, as ministras trocaram informações e experiências sobre os programas para promover a igualdade de gênero que estão a ser implementados nos seus respectivos países, para construir uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva, nomeadamente através de iniciativas para incentivar a capacitação e liderança feminina e o combate à violência de gênero.
Por seu turno, a Ministra Ana Paula do Sacramento Neto falou dos programas do Executivo angolano com vista à promoção de equidade e igualdade de género, através de acções de formação e capacitação das mulheres nos mais variados domínios.
No quadro do combate à pobreza, destacou o programa de transferências sociais monetárias, denominado “Kwenda”.
A governante angolana partilhou com suas homólogas da SADC a experiência de Angola no combate à violência baseada no género, que conta com um centro de referência para atendimento às vítimas, com uma linha telefónica de denúncia SOS - Violência Doméstica, directamente conectada ao Centro Integrado de Segurança Pública da Polícia Nacional.
Os Chefes de Estado e de Governo adoptaram o Protocolo da SADC sobre Género e Desenvolvimento para promover o empoderamento das mulheres, eliminar a discriminação e alcançar a igualdade e equidade de género, através do desenvolvimento e implementação de legislação, políticas, programas e projectos que respondam ás necessidades do género. ART