Sumbe - As unidades hospitalares da cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, estão prontas para atender a demanda durante a passagem de Ano, fruto do reforço da capacidade medico/medicamentosa, soube a ANGOP, esta segunda-feira.
A prontidão foi assumida pelo director do Hospital Geral do Cuanza-Sul “ Comandante Raul Díaz Arguelles”, Agostinho Matamba, no final da visita efectuada pela vice-governadora local para o sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile.
O responsável disse terem colocado 80 médicos de distintas especialidades e 300 enfermeiros à disposição, para além de material gastável, medicamentos e equipamentos de última geração.
Com 200 camas, a unidade sanitária presta serviços em pediatria, ginecologia obstetrícia e otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgias complexas, ortopedia, cardiologia, cuidados intensivos, imagiologia e hemodiálise.
Por sua parte, o director da maternidade provincial, Leandro Rodrigues, assegurou o reforço da capacidade de atendimento com os medicamentos e meios necessários, para a assistência humanizada de todos os pacientes.
O director clínico do Hospital "17 de Setembro" do Sumbe, Lucas Faria, sublinhou que estão prontos para atenderem os pacientes que se deslocarem para a unidade sanitária durante essa fase.
Em breves declarações, a vice -governadora Emília Tchinawalile motivou os profissionais para darem o melhor, com motivação e um bom ambiente de trabalho.
Aconselhou as famílias a evitar os excessos, de modos a festejar a passagem de Ano com alegria e harmonia.
Durante a visita, a vice -governadora inteirou-se do Hospital Geral do Cuanza Sul, do Hospital 17 de Setembro, do Centro de Saúde da Centralidade da Quibaúla, da Maternidade provincial e do Depósito de Medicamentos. CIJ/LC/ALH