Cuito - As obras de construção do centro de estágio, da biblioteca e do laboratório municipal do Cuito, província do Bié, inspeccionadas, nesta terça-feira, pela governadora Celeste Adolfo, serão entregues em Junho deste ano.
Estas empreitadas estavam paralisadas há dez anos por razões financeiras. Agora conta com novo pacote de financiamento, acima dos 800 milhões de kwanzas, através do presente Orçamento Geral do Estado.
Celeste Adolfo, que já havia efectuada a primeira constatação no princípio do mês de Março, mostrou-se satisfeita com o andamento das obras, tendo assegurado o financiamento para o término destas e outras empreitadas.
Durante a visita, a governadora destacou a importância destes empreendimentos para o desenvolvimento educacional e profissional da juventude local, sobretudo as infra-estruturas dos laboratórios e do centro de estágios, que representarem uma oportunidade valiosa para esta franja preparar-se para o mercado de trabalho, além de fomentar a pesquisa e a inovação na região.
Por isso, recomendou ao empreiteiro a cumprir com os prazos contratuais, na medida em que o Governo e os cidadãos locais necessitam destas infra-estruturas para resolver alguns problemas que se registam actualmente.
As obras estão a ser executadas em várias etapas e incluem espaços destinados à formação técnica e profissional, além de uma biblioteca que servirá como um centro de conhecimento e aprendizagem para todos os cidadãos.
O centro de estágio, que servirá para a massificação do desporto, terá dormitórios femininos e masculinos, restaurante, salas de estar, casas de banho e outros compartimentos.
A infra-estrutura terá laboratórios de matemática, física, química e biologia, enquanto a biblioteca, além de salas de leitura, contará com equipamento informático e outras áreas específicas.
Na ocasião, o responsável da empresa de construção civil C&N Lda, Gabriel Chande,
sublinhou que, numa primeira fase, deverá ser entregue os laboratórios, pelo facto da sua execução física estar a mais de 70 por cento, enquanto as outras em meses subsequentes.
Ainda na sua jornada de campo, a governadora constatou o andamento do Programa “ Minha Rua Minha Paixão, Meu Bairro Minha Paixão” na Rua Silva Porto e na Comuna do Cunje, a sete quilómetros a Norte da cidade do Cuito.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, José Fernando Tchatuvela, asseverou que este programa está a decorrer sem constrangimentos, sendo que as autoridades têm como foco a eliminação de charcos de águas, a melhoria das vias de acesso, passeios e outros espaços que serão intervencionados ao longo do ano, com o apoio dos cidadãos. JEC/PLB