Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MINSA proíbe uso de quatro xaropes

    Angop logo
     Saúde           
  •  • Segunda, 10 Outubro de 2022 | 12h56
Medicamentos
Medicamentos
Morais Silva

Luanda -  O Ministério da Saúde (MINSA), através da Agência reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED), proíbe a importação, distribuição, comercialização e consumo de quatro xaropes contaminados com as substâncias “dietileno glicol e etileno glicol”, refere um despacho enviado hoje, segunda-feira, à ANGOP.

Trata-se dos produtos Promethazine Oral Solution BP (fabricante Maiden Pharmaceuticals Limited - Haryana, India, (com substância activa Promethazine, Lote ML21-202 de Dez de 2021/Nov2024 Inglês) e do Kofexmalin Baby Cough Syrup (Pheniramine Maleate, Ammoniun Chloride, Menthol, Maiden Pharmaceuticals Limited (Haryana, India, Lote ML21-199 de Dez 2021/Nov2024, inglês).

A proibição é extensiva aos xaropes Makoff Baby Cough Syrup (Chlorpenamime Maleate, Phenylephrine HBR, Dextrometorphan Syrup, Maiden Pharmaceuticals Limited Haryana, India, ML21-203 Dez 2021/2024, inglês), bem como o Magrip NCold Syrup (Paracetamol, Phenylefrine HCL, Chlorpenamime Maleate, Fabricante Maiden Pharmaceuticals Limited, Haryana, India, ML21-198 Dez 2021/Nov2024.

Segundo a ARMED, os lotes de produtos em solução oral de baixa qualidade contêm elevadas quantidades das substâncias contaminantes supracitadas, em circulação no mercado informal da Gâmbia.

Nesta conformidade, de acordo com a alínea m) do artigo 4º do Decreto Presidencial nº 136/21 de 1 de Junho, conjugado com a alínea b) e g) do nº 4 do artigo 7º do Decreto Presidencial nº 180/10 de 18 de Agosto, é competência da Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED), proceder à retirada do mercado ou a apreensão dos medicamentos e tecnologias de saúde, que não estejam autorizados a circular, de qualidade imprópria ou que representem um risco para saúde pública.

Nesta senda, é proibida a importação, distribuição, comercialização e consumo de lotes dos produtos acima descritos, em todo o Sistema Nacional de Saúde, pelo que todas as entidades de saúde que tiverem em sua posse os produtos descritos devem imediatamente proceder ao inventário e à devolução ao importador/distribuidor.

Caberá ao importador proceder à recolha voluntária e inutilização de lotes dos produtos em causa, mediante autorização prévia da ARMED.

Os utentes, que tiverem em sua posse os produtos descritos, devem imediatamente suspender a medicação e contactar o seu médico ou farmacêutico.

A ARMED orienta que todos os outros lotes dos produtos identificados devem permanecer em quarentena até nova orientação.

 

 

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Enviado de Trump sugere divisão da Ucrânia para a paz

 Sábado, 12 Abril de 2025 | 09h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+