Luena - O Hospital Geral do Moxico (HGM) duplicou a capacidade de produção de oxigênio medicinal, passando de 12 para 24 metros cúbicos por dia, com a aquisição de novos equipamentos, soube, esta quinta-feira, a ANGOP.
O investimento na aquisição de novos equipamentos foi realizado por meio de uma contratação emergencial, num valor que ronda em 450 milhões de kwanzas, cujo pagamento, autorizado pelo governador local, Ernesto Muangala, será feito de forma gradual, com vista acudir várias necessiddes da maior unidade sanitária da província.
O referido investimento foi alocado, igualmente, para a instalação da rede gás nos serviços de medicina e pediatria e aquisição de reagentes para um período de seis meses.
Conforme o governante, estão a ser instalados também novos equipamentos no laboratório central do Hospital, desde o complexo hematológico, coagulometro, espectrofotômetro, entre outros, que têm a finalidade de processamento de exames de bioquímica, bem como, avaliar o sistema imunológico e exames de hemograma.
Estes investimentos, de acordo com o governante, representam os ganhos de 23 anos de paz que o país celebra esta sexta-feira, 04 de Abril.
O político recomendou à direção da unidade a primar pelos dos equipamentos disponibilizados.
Actualmente, o Hospital Geral do Moxico atende 500 pacientes por dia, sendo que as principais patologias estão relacionadas com a malária, doenças respiratórias agudas e doenças diarreicas agudas. MT/TC/YD