Cabinda - As autoridades sanitárias na província de Cabinda confirmaram, esta quinta-feira, o registo dos primeiros três casos positivos de cólera na região, num total de oito amostras enviadas ao Laboratório Nacional, em Luanda.
A informação foi prestada à imprensa pelo chefe de Departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias, Gabriel Nioje, referindo que os pacientes vivem nos bairros 4 de Fevereiro e Gika.
Em função do surgimento do surto na região, as autoridades sanitárias reforçaram a província com mais um centro de acolhimento e tratamento da cólera (totalizando três), localizado no bairro Gika.
Desde o início do surto, em Janeiro deste ano, foi reportado um total cumulativo de 5.336 casos, sendo 2.700 em Luanda, 1.926 no Bengo, 600 no lcolo e Bengo, 44 em Malanje, 29 no Cuanza Sul, nove no Huambo, sete na Huíla, seis em Cabinda, igual número no Uíge, cinco no Zaire, dois no Cuanza Norte, enquanto o Cunene e Cubango noticaram um cada.
Ocorreram desde o início do surto 193 óbitos, dos quais 96 em Luanda, 72 no Bengo, 19 no lcolo e Bengo, três em Malanje, dois no Cuanza.JFC/JAR