Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Diplomacia
O Presidente da República, João Lourenço, nomeou esta sexta-feira novos embaixadores para Itália, Cabo Verde e Hungria, respectivamente, Josefa Sacko, Agostinho Tavares e Margarida Izata.
De acordo com uma nota de imprensa da Presidência, foi igualmente nomeado Evaristo Malheiros Dias da Silva ao cargo de representante permanente de Angola junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Nomeação
O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta sexta-feira, Domingos da Silva Filipe, para o cargo de secretário de Estado para a Administração Pública.
Segundo uma nota de imprensa, o Chefe de Estado exonerou, na mesma ocasião, Emília Cambundo Tchinawalile António Salles Camuhoto, do cargo de vice-governadora da província do Cuanza-Sul para o Sector Político, Social e Económico e nomeou, em sua substituição, Clara Vieira Tavares.
Elogio
O enviado especial do Presidente do Quirguistão, Edil Baisalov, elogiou, esta sexta-feira, Angola por trilhar caminhos para o desenvolvimento, sobretudo com base na justiça e solidariedade.
Edil Baisalov, que falava à imprensa, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, enfatizou que está feliz por ver Angola estável e um país de sucesso.
Mensagem
O Presidente João Lourenço enviou uma mensagem ao seu homólogo ghanense, John Manama, na qual felicita o povo do Ghana por ocasião da celebração do 68.° aniversário da Independência Nacional, assinalado a 6 de Março.
Na mensagem, o Chefe de Estado augura progresso e prosperidade aos ghanenses e reitera ao seu homólogo total disponibilidade para trabalharem juntos no sentido de se identificarem acções que possam ajudar a concretizar o desejo comum de estreitar cada vez mais as relações de amizade e de cooperação existentes entre Angola e o Ghana.
Activos
Mais de mil e 800 milhões de dólares norte-americanos foram recuperados, durante o ano de 2024, a favor do Estado angolano, com a apreensão de bens móveis, imóveis, participações sociais e valores monetários.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, na cidade do Uíge, pelo procurador-geral da República, Hélder Pitra Gróz, quando intervinha na abertura do Ano Judicial 2025, que decorreu sob o lema "Por uma justiça célere e eficiente, modernizemos os tribunais e valorizemos os operadores de justiça".
Juizes
O presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, anunciou esta sexta-feira, na província do Uíge, o reforço, neste Ano Judicial, de 150 juízes de direito, 40 juízes desembargadores e mil oficiais de justiça, para acudir à alta procura dos serviços dos tribunais.
O magistrado que intervinha na abertura do Ano Judicial 2025, que decorreu sob o lema " Por uma justiça célere e eficiente, modernizemos os tribunais e valorizemos os operadores", referiu que o país possui um total de 766 juízes, número que considerou insuficiente para atender à procura dos serviços dos tribunais.
Justiça
O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, reafirmou nesta sexta-feira, na cidade do Uíge, que o país precisa de um poder judicial cada vez mais independente, acessível ao cidadão e capaz de tomar decisões mais justas e céleres.
Esses são os desafios do presente e permanentes da generalidade do sistema judiciário, referiu Adão de Almeida durante a cerimónia de abertura do Ano Judicial 2025, que decorreu sob o lema "Por uma justiça célere e eficiente, modernizemos os tribunais e valorizemos os operadores".
Março Mulher
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, manifestou, esta sexta-feira, a sua solidariedade para com as mulheres, particularmente de Africa, vítimas dos conflitos armados, raptadas, humilhadas e abusadas, sem poderem exercer o direito de participar na defesa das suas famílias e vidas.
Em declarações à imprensa, a propósito do Dia Internacional da Mulher, a assinalar-se sábado, chamou atenção para a escalada dos conflitos militares em vários países, sobretudo em África, tendo feito menção à região dos Grandes Lagos, corno de Africa e o norte de Moçambique.
Contrabando de combustível
Cabinda – As autoridades policiais angolanas abortaram, nas últimas 48 horas, três novas tentativas de contrabando de combustível para a vizinha República Democrática do Congo (RDC), a partir das províncias fronteiriças de Cabinda, Lunda-Norte e Zaire.
Segundo fonte policial, foram apreendidos 18 mil litros em Cabinda, quatro mil litros na Lunda-Norte e mais de dois mil litros no Soyo, na província do Zaire, com o combustível acondicionado em bidões de 20, 25 e 30 litros.
Indústria
A falta de financiamento, dificuldades de aquisição de matéria-prima e de equipamento para a conservação são os principais entraves que a pequena indústria da Huíla enfrenta, na tentativa de transição da produção caseira para a média ou grande e atender às necessidades do mercado.
Falando à margem da terceira edição da Feira da Mulher Empreendedora Huilana, aberta esta quinta-feira e que decorre até domingo, os pequenos processadores de alimentos afirmam existir mercado, mas que os constrangimentos vigentes na cadeia tornam a produção incipiente.
Feira
Vários produtos agrícolas cultivados na província do Uíge foram expostos esta sexta-feira, na feira agro-pecuária da região, realizada à margem da abertura do Ano Judicial 2025.
Entre outros produtos, foram expostos na Feira, que conta com a participação dos 23 municípios que compõem a província do Uíge, mandioca, ginguba, batata-doce e rena, banana, milho, feijão, cana-de-açúcar, arroz, hortaliças (couve, repolho, alface, cenoura, tomate, cebola), frutas diversas, gado bovino, caprino e suíno.
Financiamento
O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) vai disponibilizar um financiamento adicional de 27 milhões de dólares americanos, para reforçar o projecto de agricultura familiar e comercialização (SAMAP), iniciado em 2018, no país, anunciou esta sexta-feira, em Luanda, o director da instituição, Custódio Mucavele.
Projeto de apoio à agricultura familiar que visa melhorar a segurança alimentar no país, o SAMAP está a ser implementado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), nas províncias da Huíla e do Cuanza-Sul, com um financiamento inicial de 39 milhões de dólares, dos quais nove de participação do Governo angolano.
Girabola
O Petro de Luanda, primeiro colocado com 47 pontos, procura isolar-se na liderança do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2024-25), quando defrontar às 15:30 o “caloiro” Luanda City, 13.º com 16 pontos, em jogo da 20.ª jornada, a disputar-se domingo, no estádio 11 de Novembro.
Na partida da primeira volta, o campeão nacional venceu o Luanda City, por 1-0, na condição de visitante.
Esgrima
Angola fez história no Campeonato Africano de Esgrima terminado quinta-feira, em Luanda, conquistando as primeiras medalhas internacionais desde a constituição da Federação da modalidade, há 10 anos.
A participação da Selecção Nacional no evento, que Angola organizou pela primeira vez, terminou com a subida ao pódio por quatro vezes para receber medalhas de bronze, numa prova disputada em cadetes e júnior, nas especialidades de espada, florete e sabre, em ambos os sexos. IZ