Luanda - O Chefe de Estado, João Lourenço, reuniu-se esta terça-feira, em Luanda, com o homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Antoine Tshisekedi, para consultas sobre a situação prevalecente no leste deste país.
De acordo com uma nota de imprensa da Presidência Angolana, na sequência da breve visita de trabalho de Félix Tshisekedi a Luanda, a parte angolana, como mediadora no conflito que afecta o Leste da RDC, vai entabular contactos com o M23.
Pretende-se que delegações da RDC e do M23 realizem negociações directas a terem lugar em Luanda nos próximos dias, com vista a se negociar a paz definitiva naquele país irmão.
Os dois interlocutores têm mantido contactos regulares para a busca de consensos, com vista o alcance da paz, estabilidade e segurança na RDC, que vive um conflito armado com as tropas rebeldes do M23, apoiadas pelo o Rwanda.
Após a captura de Goma, capital da província de Kivu do Norte, em Janeiro de 2025, os rebeldes avançaram e tomaram Bukavu, a segunda maior cidade no leste do país e capital de Kivu do Sul, em 16 de Fevereiro de 2025.
AFL/VIC