Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, enviou uma mensagem ao homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, a felicitar as autoridades e o povo de Cuba pela celebração, quarta-feira última, de mais um aniversário da Revolução cubana.
"Esta data memorável, que assinala feitos relevantes da História de Cuba, continua a ser vista, seis décadas depois, como uma importante referência da acção de mulheres e homens pela sua liberdade, pelo impacto positivo que teve na consciencialização dos povos oprimidos sobre o valor da sua determinação e da sua força, quando se unem para enfrentar desafios difíceis e transpor os obstáculos que se lhes colocam no caminho da luta pelo resgate da sua dignidade", escreve o Presidente João Lourenço.
Em mensagem tornada pública sexta-feira, o Chefe de Estado aproveita a ocasião para manifestar ao líder cubano o contínuo desejo do Governo angolano de estreitar os laços de amizade, de cooperação e de solidariedade entre os dois países.
Disse estar convicto de que na base dos permanentes esforços comuns que têm vindo a empreender de forma consistente, os dois países conseguirão alcançar importantes patamares de desenvolvimento, de progresso e de resolução dos problemas fundamentais de ambos povos e países.
A Revolução Cubana foi um processo que aconteceu em 1959, conduzido por um movimento guerrilheiro que actuava de uma região remota da ilha chamada Sierra Maestra e teve como lideranças Fidel Castro e Che Guevara.
Os guerrilheiros cubanos, que a princípio conduziam um movimento revolucionário nacionalista, foram os responsáveis por derrubar a ditadura de Fulgêncio Baptista.
Cooperação Angola/Cuba
Os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da Independência de Angola e, um ano mais tarde, assinaram o Acordo Geral de Cooperação.
Este instrumento jurídico viria a desembocar, depois, na institucionalização de uma Comissão Bilateral entre Angola e Cuba.
Cuba é um parceiro estratégico de Angola desde a Independência Nacional do país, em 1975, e o apoiou na guerra contra o regime do "apartheid” da África do Sul.
O país caribenho tem formado muitos quadros angolanos e ambiciona um maior envolvimento na cooperação económica com Angola.
Angola e Cuba mantêm relações de cooperação em vários domínios, como da Segurança, Educação, Saúde, Transportes, Obras Públicas, Construção, Petróleo, Desporto, Cultura, Turismo e Agricultura.ART