Mascate (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou, na manhã desta quinta-feira, na cidade de Mascate, capital de Omã, para uma visita de Estado a este sultanato da região do Médio Oriente.
A agenda da visita de dois dias do Chefe de Estado, que responde a um convite do sultão de Omã, Haitham bin Tarik Al Said, inicia-se com recepção oficial no Palácio Real, onde serão entoados os hinos dos dois países, seguindo-se 21 salvas de canhão e a apresentação das respectivas delegações.
De seguida, as delegações dos dois países darão início às conversações oficiais.
Em simultâneo, o Presidente João Lourenço e o sultão Haitham bin Tarik Al Said terão um momento para uma abordagem pormenorizada acerca das relações bilaterais.
Ja no segundo e último dia da visita (sexta-feira), a agenda será marcada pela deslocação do Chete de Estado angolano ao Museu Nacional de Omã, última actividade da sua visita ao sultanato.
O Museu Nacional é a principal instituição cultural de Omã, exibindo a herança cultural do sultanato desde as primeiras evidências de ocupação humana na Península de Omã até aos dias actuais.
Cooperação bilateral
Em Maio do corrente ano, no quadro do reforço da cooperação bilateral, os dois Estados rubricaram, em Luanda, três acordos de cooperação nos domínios financeiro, agrícola e da indústria transformadora.
Foi a primeira visita de uma delegação oficial do sultanato de Omã a Angola, gerando com isso expectativas quanto ao estreitamento das relações de amizade e cooperação entre os dois Estados nos domínios assinados e em outros campos de interesse mútuo.ART