Zango – As obras de construção do Hospital Geral de Viana encontram-se a 82 por cento de execução física e podem ser concluídas em Dezembro do presente ano.
A informação foi prestada este sábado durante a visita de trabalho do Presidente da República, João Lourenço, à infra-estrutura, durante a qual recebeu explicações sobre o andamento da empreitada.
Quando estiver concluída, a unidade hospitalar de referência nessa circunscrição terá capacidade para
356 camas, dentre as quais 34 berços, de acordo com dados do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Saúde, a que a ANGOP teve acesso.
Avaliada em 125 milhões e 500 mil euros, a unidade hospitalar poderá empregar mil e 200 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de imagiologia e de laboratório.
O empreendimento, localizado no Distrito Urbano do Zango, município de Viana, está com uma execução financeira de 86 por cento.
Em construção desde Agosto de 2021, a infra-estrutura está a ser construída numa área de 25 mil metros quadrados e terá cinco salas de operação, oito enfermarias de internamento, centro de diagnóstico centralizado, entre outros serviços.
O serviço de emergência contará com os sectores de obstetrícia e ginecologia, pediatria, ortopedia e medicina geral.
Nas consultas externas haverá clínica geral, cardiologia, neurologia, otorrino, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, ginecologia/obstetrícia, estomatologia, urologia, cirurgia geral, anestesiologia e oncologia.
O Hospital Geral de Viana terá também serviço de endoscopia, laboratórios, imagiologia, diálise, bloco operatório e reabilitação e terapia.
Com mais de dois milhões de habitantes, Viana é um dos municípios mais populosos da província de Luanda e com maior carência de estabelecimentos de saúde.DP/JFS/AL/ADR