Windhoek (Dos enviados especiais) - Os restos mortais do Pai Fundador da Nação Namibiana, Sam Nujoma, percorreram esta quinta-feira as ruas de Windhoek, para o último adeus, após terem sido velados em várias regiões do país.
Durante largas horas, cidadãos namibianos e estrangeiros aglomeraram-se à beira das ruas de Windhoek por onde passou a procissão do corpo de Sam Nujoma, transportado num carro blindado das Forças Armadas Namibianas, com a presença da família, entre outras entidades.
Os namibianos, munidos com a bandeira nacional e "smartphones" (para a captura de imagens da procissão), entoaram canções e acenaram para a viatura blindada que transportava os restos mortais de Sam Nujoma, uma operação que mobilizou a imprensa local e internacional.
Várias homenagens continuam a ser prestadas ao Pai da Independência da Namíbia. Os cidadãos namibianos estão a celebrar o seu legado e garantir que a sua memória perdure para as gerações futuras.
Mais de mil soldados da Força de Defesa da Namíbia foram mobilizados para a cerimónia e houve encerramento temporário de estradas para garantir uma experiência tranquila e respeitosa.
As cerimónias fúnebres do antigo presidente da Namíbia, Sam Nujoma, acontecem na sexta-feira e sábado, em Windhoek, com a presença de vários chefes de Estado e de Governo, para além de delegações de diferentes países do mundo.
Neste momento, as ruas e céus de Windhoek estão a ser patrulhadas pelas forças de defesa e segurança em função da presença destas entidades. O período de luto nacional continua a ser observado no país.
"A nação namibiana perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta de libertação, o principal arquiteto da nossa constituição e o pilar da casa namibiana", declarou, recentemente, o presidente em exercício, Nangolo Mbumba.
Sam Nujoma foi o primeiro a ocupar o cargo de Presidente no país. A Namíbia se tornou independente somente na década de 1990, quando deixou de ser politicamente controlada pela África do Sul.
Programa das Exéquias
Na sexta-feira, a procissão começa nos Jardins do Parlamento e passará pela Avenida Robert Mugabe –Sam Nujoma Dr - Hosea Kutako Drive- Sean Mcbride Street-Wika Street-SoftBall e Street-Rugby Str.
Já no sábado, a procissão inicia no Independence Stadium até ao Memorial Heroes Acre para sepultamento, às 09h15 locais. Os portões do Memorial Heroes Acre estarão abertos muito cedo, para permitir à população prestar o último adeus a Sam Nujoma.DC/VIC