Huambo – O vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, apelou, este sábado, aos jovens angolanos para continuarem a promover a paz e a reconciliação nacional.
O responsável discursava no acto antecipado de comemoração do Dia da Juventude Angolana, a celebrar-se na próxima segunda-feira (14) sob o lema “Por uma juventude desenvolvida, valorizemos as conquistas alcançadas”.
Angelino Elavoco frisou que a única forma de se garantir que os jovens realizem o seu máximo potencial é preservando e valorizando a paz, que fornece as bases para a estabilidade e o progresso sustentável.
Lembrou que, em qualquer país do mundo, é a franja juvenil que impulsiona o progresso, inova e ergue os alicerces para um amanhã melhor.
Reafirmou o apelo para que a juventude do Huambo continue a sonhar, a lutar e a acreditar no seu potencial, pois esta região precisa do seu talento, energia positiva e, sobretudo, do compromisso com a construção de uma Angola mais justa, próspera e inclusiva.
Enfatizou que a juventude angolana sempre foi a força motriz das grandes transformações ocorridas no país, desde a luta pela Independência Nacional, conquistada a 11 de Novembro de 1975, até aos desafios actuais de desenvolvimento.
Ao se aproximar as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, Angelino Elavoco disse que a juventude de hoje precisa se perguntar que contributo vai dar para a Angola do próximo meio século, confrontado com inúmeros desafios, desde a consolidação da reconciliação nacional, transformação, crescimento e desenvolvimento nacional e dos males sociais.
Referiu que o futuro de Angola pertence aos jovens que acreditam em dias melhores, de fortes convicções, que constroem, transformam e que se interessam em todas as questões do desenvolvimento.
Por sua vez, a secretária do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Huambo, Natália Rufino, disse que a data não representa apenas um momento festivo, mas, também, de reflexão, atendendo os desafios que esta franja social enfrenta, assim como das oportunidades que precisam abraçar para um país próspero para todos.
Apontou o desemprego, a falta de oportunidades e a procura pela melhor formação, como as dificuldades vividas diariamente e, que, também, convocam para uma maior acção para este desiderato.
Natália Rufino exortou aos jovens a não esperarem pelo emprego formal, mas a serem os criadores de soluções inovadoras e protagonistas do empreendedorismo, com o seu talento em diversas áreas, desde a agricultura, tecnologias de informação e comunicação, indústria, comércio, serviços, entre outras.
Disse que o CPJ no Huambo testemunha, com entusiasmo, vários investimentos no Corredor do Lobito, com destaque para a Plataforma Logística da Caála, assim como em outras infra-estruturas sociais e económicas, que vão impulsionar o crescimento desta região do Planalto Central e de Angola, no geral.
A data homenageia Hoji-Ya-Henda, nome de guerra de José Mendes de Carvalho, um comandante guerrilheiro da luta pela Independência de Angola, que morreu em combate a 14 de Abril de 1968, aos 27 anos de idade. ZZN/ALH