Lisboa (Da Correspondente) - O alargamento dos programas de formação e capacitação de funcionários técnicos e diplomáticos angolanos no quadro dos protocolos de cooperação já existentes entre os Ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, foi abordado, quarta-feira, em Lisboa.
Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola em Portugal, o assunto foi abordado durante um encontro de trabalho entre a embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, e a directora do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, Ana Paula Zacarias.
Na ocasião, indica o documento a que a ANGOP teve acesso, foi abordada a possibilidade de serem ministradas acções de formação no sistema online, em matérias previamente determinadas, de modo que possam ser mais abrangentes e menos onerosas.
Durante o encontro, foi ainda analisada a possibilidade da concretização de outras formas de cooperação entre o Instituto Diplomático de Portugal e a representação diplomática de Angola em terras lusas.
Os dois países possuem já um protocolo que estabelece um quadro de cooperação com base em programas específicos de formação, capacitação e preparação dos funcionários de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Angola, nas áreas de protocolo e cerimonial, administração geral, mediação e arbitragem internacional, linguagem diplomática, direito internacional, diplomacia económica e promoção de investimentos.
Ao abrigo deste protocolo, já receberam formação em Portugal cinco grupos, numa acção enquadrada no Programa Estratégico de Cooperação 2023/2027.EJM/ART