Luanda – A secretaria de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, defendeu, esta sexta-feira, um reforço da parceria com a República da Índia no domínio da indústria Farmacêutica, sobretudo no capítulo da capacitação de quadros angolanos.
A diplomata angolana fez este pronunciamento durante uma reunião para o estreitamento das relações bilaterais e identificação de novas áreas de cooperação entre Angola e Índia, que contou com a presença do secretário adicional para a África Central e Ocidental do Ministério das Relações Exteriores deste país asiático, Sevala Naik Mude.
Na ocasião, Esmeralda Mendonça destacou igualmente a reformulação da Lei angolana de Investimentos Privado, que propicia um melhor ambiente de negócios para estrangeiros.
Durante a abordagem, a diplomata enfatizou as excelentes relações existentes entre os dois países, destacando sobretudo a isenção de vistos em passaportes diplomático e de serviço, bem como a forte presença indiana no sector do comércio em Angola.
Por sua vez, o secretário indiano, Sevala Naik Mude, deu nota positiva às reformas económicas que estão a ser implementadas pelo Executivo angolano, impulsionadoras para o fortalecimento das relações entre a Índia e Angola.
O chefe da delegação indiana manifestou o desejo de ver incrementadas também a cooperação nos domínios da saúde, sobretudo a indústria farmacêutica, da madeireira, agricultura, energia, petróleo e gás, bem como a identificação de novas áreas onde se possa buscar vantagens mútuas para os dois países e povos.
As consultas políticas Angola-Índia desta sexta-feira (11) irão culminar com a assinatura, há breve trecho, de um Comunicado Conjunto.
Angola e Índia mantêm relações políticas e diplomáticas há mais de 40 anos, sendo os sectores da saúde, ensino, agricultura, tecnologias, comércio e indústria farmacêutica as mais sonantes áreas de cooperação. FMA/SC